ARTE & CRÍTICA

Poty, entre dois mundos

Resumo: A mostra Poty entre dois mundos é um recorte da maior coleção já doada ao Museu Oscar Niemeyer – MON, com 4500 obras, em diversas técnicas, oferta generosamente efetuada pelo irmão do artista, João Lazzarotto, em 2021. Nessa exposição, que apresenta apenas 2,9% da doação, o público tem a oportunidade de explorar um Poty ambivalente: a experiência mítica e transgressiva, a contemplação e os sentidos, o amor divino e o carnal. Tudo desvendado por um grande narrador por meio de imagens articuladas: dos desenhos às metals engraving, xilogravura, litografia, além de escultura e mural.

Palavras-chave: Poty Lazzarotto; Sagrado e Profano na Arte; Arte Paranaense

Abstract: The exhibition Poty between two worlds is a selection of the largest collection ever donated to the Oscar Niemeyer Museum – MON, with 4500 works, in various techniques, generously offered by the artist’s brother, João Lazzarotto, in 2021. In this exhibition, which presents only 2.9% of the donation, the public has the opportunity to explore an ambivalent Poty: the mythical and transgressive experience, the contemplation and senses, the divine and carnal love. All unveiled by a great narrator through articulated images: from drawings to metals engraving, woodcut, lithography, as well as sculpture and mural.

Keywords: Poty Lazzarotto; Sacred and Profane in Art; Art of Paraná

BIO

Maria José Justino
Possui Mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), Doutorado em Estética e Ciências das Artes pela Universidade de Paris VIII (1991) e Pós-doutorado na EHESS-École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) (2008). Atua na área de Filosofia (Estética) e em Artes, com ênfase em Artes Visuais. Atualmente, trabalha como curadora, crítica de arte e é professora-adjunta da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR). Entre suas obras, destacam-se Guido Viaro/Um Visionário da Arte (Editora do Museu Oscar Niemeyer, 2007). Frans Krajcberg, a Tragicidade da Natureza pelo Olhar da Arte (Travessa dos Editores, 2005); MusA Acervo do Museu de Arte da UFPR (PROEC, 2002), organizadora; O Banquete Canibal Modernidade em Tarsila do Amaral (UFPR, 2002); 11 Anos de Cultura, Arte e Cidadania Festival de Inverno da UFPR (PROEC, 2001), organizadora; Seja Marginal, Seja Herói: Modernidade e Pós Modernidade em Hélio Oiticica (Editora UPFR, 1999); 50 anos do Salão Paranaense (SEEC-PR, 1995), orga­nizadora. Em maio de 2013, lançou o livro Mulheres na Arte. Que Diferença Isso Faz? Por meio do estudo de artistas plásticas emblemáticas (como a mexicana Frida Kahlo e a brasileira Lygia Clark), a autora coloca em discussão a diferen­ça de gêneros na arte.

Pular para o conteúdo