ARTE & CRÍTICA

Otimismo crítico: uma aposta decolonial

Resumo: O livro A virada decolonial na arte brasileira, da crítica e professora Alessandra Simões Paiva oferece ao leitor uma detalhada pesquisa sobre as mudanças sociais e culturais que vêm ocorrendo há quase uma década no cenário das artes visuais no país. Sugere-se que a autora é otimista ao supor que a teoria e prática decoloniais podem tanto mudar o sistema de arte, quanto enfrentar questões políticas como o conservadorismo.

Palavras-chave: Decolonialidade; Arte brasileira; Alessandra Simões Paiva; Universidade Federal do Sul da Bahia; otimismo crítico; Alexandre Bispo

Abstract: The book A virada decolonial na arte brasileira, by the critic and professor Alessandra Simões Paiva offers the reader a detailed research on the social and cultural changes that have been occurring for almost a decade in the visual arts scene in the country. It is suggested that the author is optimistic in assuming that decolonial theory and practice can both change the art system and confront political issues such as conservatism.

Keywords: Decolonialism; Brazilian art; Alessandra Simões Paiva; Federal University of Southern Bahia; critical optimism; Alexandre Bispo

BIO

Alexandre Araujo Bispo
Antropólogo, crítico de arte, curador independente. Pesquisa práticas de memória, fotografia amadora e de família, cultura visual, arquivos pessoais, antropologia urbana e imaginação urbana. No campo das artes visuais enfatiza as poéticas afro-brasileiras. Pesquisador do Coletivo ASA – Artes, Saberes, Antropologia. Desde 2016 dirige a empresa Consenso: Cultura, Memória e Educação pela qual realiza curadoria de exposições, diagnóstico e cuidados com acervos. Co-autor de: Artes, saberes, antropologia (2021); Paulo Nazareth: Melee (2021); Cidades sul-americanas como arenas culturais (2019). Tem textos nas revistas: Revista E; ZUM; SP-Arte; Pivô; Contemporary And; Omenelick 2º Ato. Curador entre outras exposições de: Margens de 22: Presenças Populares (2022) e Vontade de saber: erotismo (2008).

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