ARTE & CRÍTICA

Marcel Gromaire: um humanista a toda prova

Resumo: O autor relata as suas experiências de ter colaborado na aquisição de uma obra do pintor francês Marcel Gromaire e a procura de sua certificação em Paris. Na Cidade Luz ele encontra o neto do pintor – Jean François Gromaire – , que confirma sua autenticidade e se encanta em reconhecer o retrato da avó datado de 1923.

Palavras-chave: Marcel Gromaire; Jean François Gromaire; Autenticidade; Retrato; 1923

Abstract: The author describes both experiencies of helping someone to purchase a painting by the French artist Marcel Gromaire and his search in Paris to obtain the truthfulness of the piece. In the City of Lights he meets the painter´s grandson – Jean François Gromaire – who certify the veracity of the work and is amasing to recognize the picture of his own grandmother dated 1923.

Keywords: Marcel Gromaire; Jean François Gromaire; Truthfulness; Portrait; 1923

BIO

Carlos Perktold
Graduado em Direito e Psicologia. Exerce a psicanálise em Belo Horizonte. É especialista em História da Cultura Geral e da Arte pela UFMG.
Integra o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Foi agraciado com a Medalha da Inconfidência, Medalha de Honra da Inconfidência, Medalha Santos Dumont pelo governo de Minas e com a Medalha João Pinheiro pelo IHGMG. É autor de Ensaios de Pintura e de Psicanálise (2002) Caixa de Ferramentas (2003), A Cultura da Confiança ou a História do Crédito no Brasil (2008).

Pular para o conteúdo