ARTE & CRÍTICA

Incertezas em Gaia

Resumo: O artigo apresenta a exposição “Incertezas em Gaia” realizada no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, MACRS, discorrendo sobre o contexto, os artistas e as obras apresentadas. A exposição reúne obras de artistas participantes da cátedra ICESCO-UFRGS Arte e Natureza, Processos Híbridos, que se nutrem de distintas reflexões sobre a vida na Terra, quando o mundo contemporâneo atravessa uma crise ecológica, política, econômica, e social sem precedentes.

Palavras-chave: Incertezas em Gaia; arte-natureza-cultura; Cátedra Arte e Natureza; Processos Híbridos

Abstract: The article presents the exhibition “Uncertainties in Gaia” held at the Museum of Contemporary Art of Rio Grande do Sul, MACRS, discussing the context, the artists and the works presented. The exhibition brings together works by artists participating in the ICESCO-UFRGS Chair Art and Nature, Hybrid Processes, which are nourished by different reflections on life on Earth, when the contemporary world is going through an unprecedented ecological, political, economic, and social crisis.

Keywords: Uncertainties in Gaia; art-nature-culture; Chair Art and Nature; Hybrid Processes

BIO

Sandra Rey
Artista Plástica, Doutorado em Arte e Ciências da Arte, menção Artes Plásticas, pela Universidade de Paris I-Panthéon Sorbonne (1993). Pós-doutorado, pesquisa em fotografia/arte contemporânea na Universidade de Paris 8 (2002-03). em colaboração com François Soulages. Professora Titular do Departamento de Artes Visuais da UFRGS, aposentada em 2017. Atua como docente no Quadro de Professores Permanente do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS, desde 1994 onde atualmente é Professora Convidada atuando como orientadora Mestrado e Doutorado na área de Poéticas Visuais. Professora Visitante junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria UFSM (2017-19). Coordena o grupo de pesquisas Processos Híbridos na Arte Contemporânea com diretório no CNPq desde 2005. Associada à ANPAP – Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas desde 1994, foi membro do Conselho Deliberativo de Poéticas Artísticas – ANPAP (2005-2011). Associada à AICA, Associação Internacional de Críticos de Arte, França, desde 2014. Associada à ABCA, Associação Brasileira de Críticos de Arte, Brasil, desde 2012.

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