Será lançado no dia 27 de maio (sábado), às 14h, no Ateliê 31, Centro do Rio de Janeiro, o livro “200 anos de Crítica de Arte no Brasil: 1822-2022”, que tem a organização do crítico de arte e historiador Shannon Botelho e textos de 12 pesquisadores nacionais do campo da crítica de arte. São eles: Almerinda Lopes (ES), André Rosa (RJ), Daniele Machado (RJ), Francisco Dalcol (RS), Kássia Borges (MG), Lisbeth Rebollo Gonçalves (SP), Luiz Alberto Ribeiro Freire (BA), Maria Luisa Luz Távora (RJ), Rodrigo Vivas (MG), Sandra Makowiecky (SC), Sonia Gomes Pereira (RJ), Sylvia Weneck (SP).
Em alusão ao bicentenário da Independência do Brasil, o livro reúne textos de intelectuais e pesquisadores que investigam a implementação, desenvolvimento e situação da crítica de arte no recorte desses 200 anos, em diferentes contextos e temporalidades, tendo como marco a Proclamação da Independência.
O livro terá distribuição gratuita na versão e-book e contará com sistema de acessibilidade, na versão Daisy. O projeto da publicação nasceu de uma necessidade de refletir sobre o campo da crítica de arte no Brasil constituído em diferentes contextos e temporalidades: nos espaços de imprensa, espaços alternativos e movimentos autônomos.
Organizador: Shannon Botelho
Textos: Almerinda Lopes, André Rosa, Daniele Machado, Francisco Dalcol, Kássia Borges, Lisbeth Rebollo Gonçalves, Luiz Alberto Ribeiro Freire, Maria Luisa Luz Tavora, Rodrigo Vivas,Sandra Makowiecky, Sonia Gomes Pereira, Sylvia Werneck.
Obra Da Capa: Mano Penalva Produção Executiva E Coordenação Editorial: Abstrata | Natalia Azevedo Design Gráfico: Dínamo | Alexsandro Souza Revisão De Texto: Urik Paiva Tradução: Elvyn Marshall Assessoria De Imprensa: Ludimila de Oliveira.
Este livro tem o apoio do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Retomada Cultural RJ 2.