“O Museu Murillo La Greca recebe a exposição “A Poesia, a Tragédia, os Sertões”, do artista Silvio Zancheti, para dar visibilidade e continuidade a trabalhos que façam sentido ao equipamento. A instituição, que se consolida enquanto espaço para tratar do que é contemporâneo, se encontra com o trabalho de Silvio para abranger outras possibilidades de paisagens.
O artista, que utiliza da pintura e da impressão fine art como suportes para suas composições, constrói imagens que misturam as curvas de uma cartografia com montagens lineares que remontam quase que uma atmosfera “pixelada”, propondo uma interseccionalidade entre tempos que advém do histórico, mas perpassam o do próprio circuito artístico.
O tempo se faz presente na obra de Silvio, não apenas na negociação pictórica de referências
contemporâneas ou não, mas também na sua narrativa em torno de acontecimentos históricos,
como o de Canudos.
O Museu acredita que fomentar cultura é também rememorar o que compõe nossa história, abordar criticamente os contextos que sustentam as experiências das pessoas com os lugares que habitam, e elucubrar como a Arte consegue criar diálogos possíveis através de produções que viabilizam diferentes discursos. Nós, que construímos o Museu Murillo La Greca, encontramos na obra de Silvio proposições
pertinentes ao seu tempo e abrimos esse espaço expositivo com vontade de acompanhar quais inquietações surgirão a partir de suas obras.” Carmem Piquet, Diretora
Silvio Zancheti
Silvio Mendes Zancheti, artista plástico, arquiteto, planejador urbano, conservador de bens patrimoniais.
Formado pela Universidade de São Paulo (USP) com Mestrado em Artes pela Universidade de Manchester e Doutorado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo.
A exposição acontecerá no Museu Murilo La Greca entre os dias 25 de maio e 15 de julho.
Imagem: Uma Volta no Caminho, 2022, Pintura acrílica sobre papel Canson Montval, 115 x 115 cm.