ARTE & CRÍTICA

Tereza Nazar, 90 anos: arte como diálogo e expressão mútua

RESUMO

A artista Teresa Nazar compreende a configuração estética e social dos anos 1960: um tempo dinâmico, marcado pelo avanço da tecnologia que revoluciona o cotidiano, une sentimentos e interferem no seu processo criativo, transcende o particular para se projetar no universal.
Objetos subtraídos do cotidiano, industrializados, são apropriados pela artista como matéria de ressignificação poética. Destituídos de seu destino original ganham uma nova potência quando migram para a arte.

Palavras-chave: História da Arte; Arte Brasileira; Pintura; Assemblage; Pop Art; Expressionismo; Resgate Artístico.

ABSTRACT

The artist Teresa Nazar understands the aesthetic and social configuration of the 1960s: a dynamic time, marked by the advancement of technology that revolutionizes everyday life, unites feelings and interferes in her creative process, transcends the particular to project herself into the universal.
Objects subtracted from everyday life, industrialized, are appropriated by the artist as a matter of poetic reframing. Deprived of their original destiny, they gain new power by migrating to art.

Keywords: History of Art; Brazilian Art; Painting; Assemblage; Pop Art; Expressionism; Artistic Rescue.

BIOGRAFIA

João J. Spinelli
Historiador, crítico de arte, curador e professor de História da Arte na FAAP, ECAUSP, IA – UNESP e de Arte e Cultura Japonesa e Arte Pública no curso de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da USP. Curador independente de exposições em museus, centros culturais no Brasil e no exterior (Buenos Aires, Miami, San Capistrano e Nova York, Estados Unidos). Autor e/ ou organizador de dezessete livros de arte, entre eles: Coleção SESC de Arte Brasileira, 2006, Informelle Kunst in Südamerika (Museum am Ostwall, Alemanha, 2002, Arte Nipo-Brasileira, 2001, Arte Pública no Brasil Apontamentos e Reflexões, 1997, Antonio Carelli: visualidade de um artista em constante evolução, 2010 e Alex Vallauri Graffiti: fundamentos estéticos do pioneiro do grafite no Brasil, 2011.

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