ARTE & CRÍTICA

José Spaniol: A contenção frágil da gravidade em “Sem peso & cem medidas”

RESUMO

O texto aborda as obras do artista José Spaniol que participam da exposição “Sem peso & Cem medidas”, realizada no Atelier V744, espaço gerido pela artista Vilma Sonaglio, em Porto Alegre, no período de 04 de março a 29 de abril de 2023. Os desenhos, os objetos e as instalações enfrentam o campo gravitacional para discutir formas precárias de suspensão, equilíbrio, sustentação e instabilidade no espaço.

Palavras-chave: José Spaniol; Objetos; Campo gravitacional; Equilíbrio; Frágil.

ABSTRACT

The text addresses the works by the artist José Spaniol that are part of the exhibition “Sem peso & Cem medidas”, held at Atelier V744, a space managed by the artist Vilma Sonaglio, in Porto Alegre, from March 4 to April 29, 2023. The drawings, objects and installations face the gravitational field to discuss precarious forms of suspension, balance, support and instability in space.

Keywords: José Spaniol; Objects; Gravitational field; Equilibrium; Fragile.

BIOGRAFIA

Niura A. Legramante Ribeiro
Doutora em História, Teoria e Crítica da Arte, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Instituto de Artes, UFRGS; é Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo; Realizou Estágio de Doutorado Sanduíche, na Université Paris-I, Panthèon Sorbonne, Paris, França, com o prof. Dr. Michel Poivert. É Coordenadora-substituta e professora do PPGAV – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e professora do Departamento de Artes Visuais/UFRGS. É Vice-líder do Grupo de Pesquisa do CNPq, “Deslocamentos da Fotografia na Arte”. Tem trabalhos de pesquisas, publicações e curadorias em Fotografia Contemporânea e História da Arte. É co-organizadora do dossiê “Transbordamentos entre Fotografia e Arte”, Revista Porto Arte, PPGAV, UFRGS. É membro da ABCA e do CBHA/AICA.

Pular para o conteúdo