ARTE & CRÍTICA

Eu vejo: Irene Almeida

RESUMO

Este artigo dialoga com a produção da fotógrafa paraense Irene Almeida, produção apresentada na Kamara Kó Galeria, durante o segundo semestre de 2022. A metodologia empregada, nesta análise, segue a premissa interpretativa de base antropológica, premissa esta correlacionada a debates no campo da filosofia da imagem e da crítica. Neste sentido, trabalhamos com autoras e autores, como Clifford Geertz, Walter Benjamin, Georges Didi-Huberman, Aléxia Bretas, Ernani Chaves, Nicole Loraux, Paulo Herkenhoff, Orlando Maneschy, dentre outras e outros. Por se tratar de uma fotógrafa na Amazônia, tomamos os registros de Almeida como testemunhas oculares de nossa porção territorial, capazes de resultar em um atlas que trafega por imaginações, dilemas, memórias.

Palavras-chave: Irene Almeida; fotografia; flâneur; Kamara Kó; Amazônia paraense.

ABSTRACT

This article dialogues with Irene Almeida’s photography production, an artist from Pará, which was presented at Kamara Kó Gallery during the second half of 2022. The methodology used in this analysis follows the interpretative premise with an anthropological basis, a premise that is correlated to debates in the field of image philosophy and review. In this sense, we work with authors such as Clifford Geertz, Walter Benjamin, Georges Didi-Huberman, Aléxia Bretas, Ernani Chaves, Nicole Loraux, Paulo Herkenhoff, Orlando Maneschy, among others. Because she is a photographer in the Amazon region, we took Almeida’s records as eyewitnesses from our territorial portion, capable of resulting in an atlas that travels through imaginations, dilemmas, memories.

Keywords: Irene Almeida; photography; flâneur; Kamara Kó; Pará Amazon.

BIOGRAFIA

John Fletcher
Diretor da Faculdade de Artes Visuais (ICA/FAV/UFPA) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio Cultural (PPGPatri/UFPA). Doutor em Antropologia pelo PPGA/ UFPA, com pesquisa sanduíche na Universidad del Cauca, em Popayán, Colômbia (primeiro semestre de 2015), e Mestre em Artes pelo PPGArtes/ UFPA. Possui pesquisa sobre Arte Contemporânea nas Amazônias. É membro da Associação Fotoativa e da Associação Brasileira de Crítica de Arte (ABCA).

Pular para o conteúdo