Dalmo de Oliveira Souza e Silva
Especial para Arte & Crítica
RESUMO
Exímio pintor-paisagista, Benedito Calixto de Jesus (Conceição de Itanhaém, SP, 1853 – São Paulo, SP, 1927) tem em sua produção inúmeros trabalhos de cunho religioso. Sua pintura, marcada pelas condições históricas nacionais e pelas regras da Academia de Belas-Artes, teve como instrumental a investigação histórica e a câmera fotográfica. O presente artigo tem como objetivo realizar um exercício de reflexão, por meio da revisão historiográfica e crítica, particularmente enfocando as teses de Tadeu Chiarelli, Karin Philippov e Caleb Faria Alves – autores que tratam sobre essa vertente na obra do pintor. Ressalte-se que a abordagem e a leitura das fontes levam em consideração a formação do artista, sua condição social e dirigem-se à consideração do projeto que uniu Estado e Igreja nas pinturas religiosas do pintor do litoral paulista.
Palavras-chave: Benedito Calixto; Pintura religiosa; Pintura acadêmica; pintor do litoral paulista; história paulista; ciclo do café.
ABSTRACT
Eximio painter-landscapist, Benedito Calixto de Jesus (Conceição de Itanhaém, SP, 1853 – São Paulo, SP, 1927) has in his production countless works of religious character. His painting, marked by the national historical conditions and by the rules of the Academy of Fine Arts, was instrumental in the historical investigation and the photographic camera. The purpose of this article is to carry out an exercise of reflection through a historiographical and critical review, particularly focusing on the theses of Tadeu Chiarelli, Karin Philippov and Caleb Faria Alves – authors who deal with this aspect in the painter’s work. It should be emphasized that the approach and reading of the sources take into consideration the artist’s formation, his social condition and are directed to the consideration of the project that united State and Church in the religious paintings of the painter of the paulista coast.
Keywords: Benedict Calixto; Religious painting; Academic painting; painter of the coast of São Paulo; history of São Paulo; coffee cycle.
BIOGRAFIA
Dalmo de Oliveira Souza e Silva
Professor titular da Universidade Metodista de São Paulo. Tem doutorado em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e mestrado em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.