Exposição Incertezas em Gaia com curadoria de Sandra Rey

A exposição “Incertezas em Gaia”, com curadoria de Sandra Rey, marca o início das atividades públicas da Cátedra Arte e Natureza, Processos Híbridos, no acordo de cooperação internacional firmado entre a Organização do Mundo Islâmico para Educação, Ciência e Cultura (ICESCO) e a UFRGS. A mostra tem inauguração no dia 16 de março em dois espaços de Porto Alegre: no Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333), às 11h; e no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS (Rua dos Andradas, 736 – 3º andar), às 18h.

No momento em que o mundo contemporâneo atravessa uma crise ecológica, política, econômica, e social sem precedentes, como as incertezas que cercam nosso destino no planeta fomentam, friccionam, provocam e impulsionam as práticas e os processos na arte? Sem a intenção de reunir trabalhos por afinidade formal ou conceitual, a proposta é atualizar modos de fazer e de pensar cenários e temas sobre incertezas que cercam a vida no planeta.

“Incertezas em Gaia” traz obras dos artistas Elaine Tedesco, Halla Al Khalifa, Hugo Fortes, Irineu Garcia, Nivalda Assunção, Siham Issami, Sandra Rey, Teresinha Barachini e Eliane Chiron (in memorian), com diferentes meios – fotografia, vídeo, esculturas, objetos e instalações. A exposição ainda oportuniza um encontro presencial com os artistas participantes, no dia 17 de março, às 14h, na Sala Sérgio Napp 2 da Casa de Cultura Mário Quintana.

A mostra pode ser visitada no Centro Cultural da UFRGS até o dia 12 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; e no MACRS até o dia 18 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. A entrada é franca.

Ir para o conteúdo