Alecsandra Matias de Oliveira
ABCA/São Paulo
RESUMO
A partir de reflexões motivadas pela leitura do artigo Why have there been no great women artists? de Linda Nochlin, publicado na revista ArtNews, em 1971, o presente ensaio discute as transformações do feminino na história das artes visuais. A investigação particularmente concentra-se na autoria negra no cenário contemporâneo brasileiro. Assim, questões que envolvem a representação das mulheres negras durante o modernismo até sua condição de protagonista a partir dos anos de 2000 são evidenciadas neste estudo. Nesse sentido, lançam-se olhares sobre a trajetória de três artistas referenciais: Rosana Paulino (São Paulo, 1967), Renata Felinto (São Paulo, 1978) e Janaína Barros (São Paulo, 1979) – cada uma ao seu modo acrescenta novos atributos ao contexto atual, de certo modo, enunciado por Nochlin.
Palavras-chave: Mulheres negras, artistas negras, artes visuais, Linda Nochlin, Rosana Paulino
BIOGRAFIA
Alecsandra Matias de Oliveira
Doutora em Artes Visuais (ECA USP). Pós-doutorado em Artes Visuais (UNESP). Professora do CELACC (ECA USP). Pesquisadora do Centro Mario Schenberg de Documentação e Pesquisa em Artes (ECA USP). Membro da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA) e Associação Brasileira de Crítica de Arte (ABCA). Autora dos livros Schenberg: Crítica e Criação (EDUSP, 2011) e Memória da Resistência (MCSP, 2022).