ARTE & CRÍTICA

Jornada ABCA 2022: A Crítica de Arte no seu Tempo e entre Tempos

RESUMO

O presente texto tem como objetivo fazer um panorama da Jornada ABCA 2022, que ocorreu on-line, em 15 e 16 de dezembro de 2022. O tema definido para este evento foi “A crítica de arte no seu tempo e entre tempos”. A proposta era examinar os modos pelos quais a crítica de arte tornou-se parte integrante não só do sistema de arte, mas também da vida cotidiana da nossa sociedade. Uma preocupação dos organizadores foi a integração dos palestrantes de diferentes regiões do País, bem como a preocupação de internacionalizar o evento, trazendo a contribuição de palestrantes de outros países, como a França e a Argentina.

Palavras-chave: Jornada ABCA 2022, crítica de arte, temporalidades

ABSTRACT

This text aims to provide an overview of the ABCA 2022 Journey, which took place online, on December 15 and 16, 2022. The theme defined for this event was “Art criticism in its time and between times”. The proposal was to examine the ways in which art criticism has become an integral part not only of the art system, but also of everyday life in our society. One concern of the organizers was the integration of speakers from different regions of the country, as well as the concern to internationalize the event, bringing the contribution of speakers from other countries, such as France and Argentina.

Keywords: ABCA Journey 2022, art criticism, temporalities

BIOGRAFIA

Carlos Terra
Docente do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes/UFRJ e do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/Escola de Belas Artes/UFRJ. Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA/UFRJ. É líder do Grupo de Pesquisa História do Paisagismo. Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), sendo seu segundo vice-presidente, e do ICOM-BR. Pesquisador PQ-2 do CNPq. Avaliador institucional e de cursos superiores do INEP/MEC. Tem experiência na área de Artes, com ênfase nos estudos da paisagem, atuando principalmente nas seguintes áreas: História da Arte e História dos Jardins.

Ivair Reinaldim
Docente do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes/UFRJ e do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/Escola de Belas Artes/UFRJ. Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA/UFRJ. É líder do Grupo de Pesquisa Lab | HABA – Laboratório de Historiografia da Arte no Brasil e Américas, membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Desenvolve pesquisa nas áreas de historiografia e teoria da arte, crítica de arte e estudos curatoriais.

Pular para o conteúdo