ARTE & CRÍTICA

Brasília: uma obra de arte que se reconstrói

RESUMO

2022 foi um ano de construção da coletividade na capital federal, uma vez que a cena artística da cidade esteve repleta de eventos de resistência a uma política nacional avessa à cultura e de parcerias que permitiram sua sobrevivência. Ao abordarmos o Museu Nacional da República (MuN), consolidado pelos dezesseis anos de existência, fundamental aparelho cultural na área central da cidade, é possível lembrar de um corpo sólido de exposições que ocuparam o espaço de elevada visitação durante todo o ano. O Museu de Arte de Brasília (MAB) também voltou a compor o cenário artístico da capital, reinaugurado em 2021, depois de um longo período de reformas com episódios de paralisações das obras. Comentamos a respeito das mais significativas exposições realizadas em 2022 no MAB, com o fomento de recursos públicos. Ao examinar o intenso ano que passou, concluímos que é preciso salvaguardar e reconstruir o patrimônio de Brasília, em novos tempos de vigor democrático e apoio à cultura.

Palavras-chave: Museu Nacional da República; Museu de Arte de Brasília; arte contemporânea; exposições; 2022

ABSTRACT

2022 has been a year of collective construction in Brazil’s capital, since the city’s art scene was full of events of resistance to a national policy averse to culture and of partnerships that allowed its survival. When approaching the National Museum of the Republic (MuN), consolidated over sixteen years of existence, a fundamental cultural apparatus in the central area of the city, it is possible to remember a solid body of exhibitions that occupied the space with high visitation throughout the year. The Brasília Art Museum (MAB) has also returned to compose the artistic scene of the capital, reopened in 2021, after a long period of renovations with episodes of work stoppages. We comment on the most significant exhibitions held in 2022 at the MAB, with the promotion of public resources. When examining the intense year that has passed, we conclude that it is necessary to safeguard and rebuild the heritage of Brasilia, in new times of democratic vigor and support for culture.

Keywords: National Museum of the Republic; Brasília Art Museum; contemporary art; exhibitions; 2022

BIOGRAFIA

Ana Avelar
Ana Avelar é professora de Teoria, Crítica e História da Arte, na Universidade de Brasília (UnB). Realiza exposições e participa de júris regularmente. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Academia de Curadoria.

Igor Walter
Igor Walter é engenheiro de computação e graduando de Teoria Crítica e História da Arte (TCHA) pela UnB. É fundador da Cripto Galeria.

Pular para o conteúdo