Livro Arte, Originalidade e Direitos Autorais

Com o selo editorial da @edusp.oficial, que esse ano completa 60 anos, o livro tem o prefácio escrito por Maria José Justino e textos da quarta capa de Eroulths Cortiano Jr. e Bené Fonteles.

Imagens gentilmente cedidas por Adriana Varejão, Jeff Koons, Beatriz Milhazes, Anish Kapoor, Orlan, Cildo Meirelles, Sherrie Levine e Fundação Robert Rauschenberg.

Visite às livrarias da Edusp no Museu do Ipiranga e no Museu de Arte Contemporânea da USP.

 

A chave de acesso à compreensão dos direitos autorais não está no direito. Ela está na arte. A análise dos direitos autorais não deve recair tão somente na discussão jurídica”. A partir desta afirmação, Marcelo Conrado discute as diversas questões envolvidas nas mudanças nos conceitos de autoria, obra e originalidade. A arte contemporânea instiga os estatutos de direitos autorais a repensarem suas categorias, tornando mais complexa essa relação: a discussão sobre a apropriação, a originalidade, o anonimato no grafite e sua criminalização, as dúvidas quanto à autoria em casos de terceirizações da obra, entre muitas outras, desafiam a discussão jurídica. A relação entre obra de arte e direitos autorais impacta também o acesso à cultura, quando obras relevantes deixam de ser expostas ou reproduzidas em catálogos ou livros por negativas dos herdeiros dos artistas, tema também discutido nesta obra extremamente oportuna.

Acesse: https://www.edusp.com.br/livros/arte-originalidade-e-direitos-autorais/

Pular para o conteúdo