Encontro de Saberes – Nas tramas do Adire: fios e cores de urdiduras de memórias

A oficina  – Encontro de Saberes – Nas tramas do Adire: fios e cores de urdiduras de memórias propõe uma imersão vivencial com a artista e professora nigeriana Peju Layiwola cujo trabalho relaciona-se ao campo da memória, patrimônio de comunidades em perspectivas e práticas  situadas no Sul Global.  A partir do Adire, técnica de tingimento de tecidos iorubá, proposta por Peju Layiwola, teremos encontros com mestras e mestres que trabalham com tecidos, rendas, costuras, teceres e tingimentos do Recôncavo e arredores. Visamos urdir e fortalecer redes, campos e geografias inter e transdisciplinares, inter e pluriepstêmicas.

Neste território rico e diverso de produções artísticas e culturais, convidamos os participantes a refletir coletivamente a partir das tramas, urdiduras, invenção de padronagens através dos encontros entre Layiwola e mestres e artistas como  Marcos Couto Leite (mestre de renda Richilieu de oficinas da Irmandade da Boa Morte – Cachoeira), Adeilde Ferreira de Lemos ( bordadeira e Irmã da Boa Morte), Antônia Pereira de Jesus (bordadeira e Irmã da Boa Morte), Agnela Oliveira da Cruz (lavradora e artesã   da COOPERAFIS – Fibras do Sertão, Araci), Terezinha Silva de Oliveira (agricultora e artesã  da COOPERAFIS – Fibras do Sertão, Valente) e Mãe Nilza da Associação Ilê Axé Yepandá Odé (Santo Antônio de Jesus). Ensejamos abrir caminhos para a construção de diálogos, trocas e formas de conhecer, descolonizando saberes, as artes e a universidade.

São 15 vagas ( mais 5 vagas reservadas para mestres e mestras participantes do Encontro de Saberes). O evento será inteiramente presencial. Para inscrições e mais informações: https://linktr.ee/africasnasartes
Local: Casa Preta Hub de Cachoeira  (BA) e Ateliê de Artes Visuais da UFRB – São Felix (BA)
Instagram: @africas.nas.artes
Coordenação: Emi Koide (UFRB)
Realização: Áfricas nas Artes
Apoio: Casa Preta Hub de Cachoeira, Fundo Elixir e PROEXT – UFRB
Pular para o conteúdo