“Mais humano: Como Nasce uma Exposição e um Centro de Arte e Educação”, com Francine Goudel (SC)

Dia 3 de novembro, às 19h30, abre o programa Instituto Conversa de modo presencial.
Na abordagem “Mais humano: Como Nasce uma Exposição e um Centro de Arte e Educação”, Francine Goudel, curadora-chefe do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação compartilha o desafio de se debruçar sobre parte da Coleção Collaço Paulo e, entre questões técnicas e artísticas, incorporar o compromisso didático em sintonia com os ditames da instituição. Expõe os próprios procedimentos diante de um acervo complexo que edifica a história da arte brasileira sob diferentes pontos de vista. “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930” reúne 70 telas, duas esculturas e 34 artistas brasileiros e estrangeiros radicados ou com produção no país, oriundas das concepções acadêmicas de arte e do princípio das ideações do modernismo no Brasil. A exposição em cartaz no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação fica aberta até o dia 21 de janeiro de 2023.

Sobre Francine Goudel: doutora em artes visuais – teoria e história, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), mestre em estudos avançados em história da arte pela Universidade de Barcelona, Espanha, pós-graduada em Gestão Cultural pela Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, é pesquisadora, curadora, produtora cultural e professora. Atualmente é curadora-chefe do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação.

Sobre o programa: INSTITUTO CONVERSA propõe a reflexão e construção de sentidos em torno de temas que envolvem o conceito curatorial abordado no Instituto Collaço Paulo, em sintonia com a teoria e história da arte. Em formato híbrido, presencial e virtual, a iniciativa terá convidados de diferentes partes do Brasil, que oferecem a possibilidade de aprendizagem e diálogo sobre temas estruturantes do sistema de arte.

INSCRIÇÃO: Através do e-mail para contato@institutocollacopaulo.com.br ou diretamente pelo link: https://forms.gle/1c5ED89LG7vhz4z9A
IMPORTANTE: Para a participação é necessário aguardar o e-mail do Instituto Collaço Paulo com a confirmação da inscrição, pois as vagas são limitadas.

O quê: Instituto Conversa, “Mais humano: Como Nasce uma Exposição e um Centro de Arte e Educação”, com Francine Goudel (SC)
Quando: 3.11.2022 (quinta), 19h30 às 21h
Duração: convidado faz uma fala por cerca de 40 a 60 minutos, seguida de uma conversa aberta com o público de mais 30 minutos
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Desembargador Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), Brasil
Quanto: Gratuito
Capacidade de público: 34 pessoas

 

Pular para o conteúdo