Poucas de nossas manifestações conseguem nos dizer tanto a respeito de coletividades humanas, em termos de suas identidades, valores e perspectivas existenciais, quanto as expressões artísticas.
Neste sentido, e reagindo ao tema geral proposto, Brasil, 200 anos depois, o I Congresso Internacional Multidisciplinar Arte&Cultura, promovido pelo Laboratório Social da Síntese, objetiva reunir pesquisas e especialistas que nos ajudem a pensar como a arte e suas múltiplas formas de criação, manifestação, expressão, gestão, consumo e diálogo com o contexto social nos ajudam a entender as nuances e recorrências da história recente brasileira, tomada em seu período de independência política formal.
No evento, manifestações e pesquisas sobre as artes plásticas, as artes urbanas, cinema e audiovisual, fotografia, literatura, música, em diálogo com as questões do patrimônio cultural e das culturas tradicionais em nosso território serão incentivadas. Como as manifestações e produções artísticas colaboram no reconhecimento de múltiplas identidades fluidas a tensionar a própria ideia de Brasil? De que forma essa produção dialoga com posturas potencialmente libertárias e, simultaneamente, reforça grupos, valores e interesses políticos alheios, que estejam em posições de poder?
O convite aqui é para que, em perspectiva aberta e multidisciplinar, professore(a)s, pesquisadore(a)s, estudantes, lideranças sociais e políticas, profissionais e gestore(a)s público(a)s e privado(a)s, comunicadore(a)s e todo o público interessado colaborem para o enfrentamento do amplo e perene tema das multifacetadas relações entre Arte&Cultura, Política e Sociedade.