O XIII Seminário do Museu D. João VI - Grupo ENTRESSÉCULOS propõe contribuir com novas perspectivas para a reavaliação crítica daquele último evento, focando o período anterior a ele, a passagem do século XIX para o XX.

XIII Seminário do Museu D. João VI

O ano de 2022 será repleto de comemorações de datas importantes para a história do Brasil. Uma delas será o bicentenário da Independência. Outra, o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 em São Paulo.

O XIII Seminário do Museu D. João VI – Grupo ENTRESSÉCULOS propõe contribuir com novas perspectivas para a reavaliação crítica daquele último evento, focando o período anterior a ele, a passagem do século XIX para o XX.

Como sabemos, a Semana de 22 foi considerada em nossa historiografia o marco inicial do Modernismo no Brasil, centrado na experiência peculiar da cidade de São Paulo, que então começava sua escalada econômica rumo à industrialização e contando com a diversidade cultural de grande número de imigrantes.

No entanto, vários trabalhos recentes vêm levantando que o Modernismo também se desenvolveu em outros estados do Brasil na mesma época ou até antes, em outros ambientes culturais e com outros personagens, diferentes daqueles protagonistas paulistas, envolvendo, assim, uma diversidade de modernismos.

Saiba mais e faça sua inscrição no site: https://www.even3.com.br/13smdjvi2022/

Fonte: XIII Seminário do Museu D. João VI

Pular para o conteúdo