Lançamento de “As bibliotecas de Maria Bonomi” na Sala Villa-Lobos, em São Paulo

Biblioteca Marciana, 1564 – Veneza, Itália

 

Tem lançamento nesta quinta-feira (15/3) o livro “As bibliotecas de Maria Bonomi” (Publicações BBM, 64 págs.). O título reúne gravuras da artista — que é autora do troféu do Prêmio ABCA —, acompanhadas de texto de Marisa Midori. A sessão de autógrafos será às 18h, na Sala Villa-Lobos (Av. Prof. Luciano Gualberto, 78), em São Paulo.

Convidada para ilustrar o sexto número da revista Livro (Núcleo de Estudos do Livro e da Edição – USP, 2017), a artista plástica Maria Bonomi produziu 23 xilogravuras das mais proeminentes bibliotecas do mundo, desde a antiga Biblioteca Marciana (de 1564) à jovem Biblioteca Brasiliana (2013), passando por diversos países, como Itália, Portugal, Áustria, República Tcheca, Alemanha, Inglaterra, França, Estados Unidos, Brasil, Egito, Japão e China, sem deixar de fora a biblioteca infinita de Jorge Luis Borges. As xilogravuras da artista, com suas matrizes e impressões, resultaram na exposição “A Revista Livro e as Bibliotecas de Maria Bonomi”, realizada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

A partir das gravuras, a historiadora Marisa Midori Deaecto compôs um histórico conciso e profícuo a respeito de cada uma das 23 bibliotecas, as quais são discorridas em seus diversos aspectos: as condições de fundação, os percalços históricos, a formação e a relevância do acervo, os projetos arquitetônicos e a edificação dessas construções monumentais dedicadas ao livro e responsáveis por conservar o conhecimento, a cultura, a memória e a história das civilizações humanas.

Este e outros livros marcam o início das Publicações BBM, resultado de parceria entre a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP e o BNDES.

 

>>> Clique aqui para ler o livro online

>>> Clique aqui para fazer o download do livro

 

As autoras:

Maria Bonomi: artista plástica nascida em Meina, Itália, uma das principais gravadoras brasileiras, além de escultura, muralista, pintura, figurinista, cenógrafa, curadora, professora e ilustradora de livros, reconhecida internacionalmente e detentora de vários prêmios e títulos honoríficos. Sua tese de doutoramento em Poé- ticas Visuais pela ECA-USP foi publicada no livro Maria Bonomi: Da Gravura à Arte Pública (Edusp, 2008).

Marisa Midori Deaecto: professora do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutora honoris causa pela Universidade Eszterházy Károly (Hungria). Lecionou, como professora convidada, na École Nationale de Chartes, na École Normale Supérieure (Paris, rue D’Ulm) e na École Pratique des Hautes Études, na Cátedra de História e Civilização do Livro. Editora da revista Livro (NELE-USP).

 

As Bibliotecas de Maria Bonomi, de Marisa Midori (texto) e Maria Bonomi (gravuras), Publicações BBM, 64 páginas, R$ 68,00.

SalvarSalvar

Leave a Reply