n° 44 – Ano XV – Dezembro de 2017  →   VOLTAR

Nota

Jornada ABCA: arquivo e memória

Em 29 de novembro passado, a ABCA, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, PROLAM e com o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, PGEHA organizou a Jornada ABCA: arquivo e memória, na Escola de Comunicações e Artes, ECA/USP. Tendo como premissa a reunião de pesquisadores que desenvolveram suas investigações no acervo histórico da associação, a jornada trouxe especialmente a conferência inaugural oferecida por José Roberto Teixeira Leite, Presidente Honorário da associação brasileira, sobre contribuições do crítico Mário Barata à cena nacional.

A Jornada então reuniu investigadores que tem elaborado trabalhos acadêmicos, dissertações e teses, sobre os percursos históricos de associados que lutaram, com persistência, para a construção de um ambiente de debates aberto à compreensão das mais diversas vertentes da criação brasileira, deixando um importante legado à memória de toda arte latino-americana.

A reunião foi inclusive o primeiro ato público, no país, de Lisbeth Rebollo Gonçalves eleita agora Presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte, AICA, oportunidade para apresentação da plataforma de projetos lançada em Paris, durante sua eleição, em novembro.

A abertura dos trabalhos contou com a presença da presidente da associação, Maria Amélia Bulhões e as mesas de comunicações foram compostas por Naum Simões, Araceli Barros e Gabriela Borges Abraços tratando respectivamente de aspectos das contribuições críticas dos presidentes Sergio Milliet, Antonio Bento e Mário Pedrosa ao panorama da arte brasileira e internacional.

Na sequência da tarde de debates, as mesas foram integradas pelos pesquisadores José Armando Pereira da Silva, Cláudia Fazzolari e Carla Fatio abordando respectivamente a trajetória histórica do crítico José Geraldo Vieira, os signos de sobrevivência na arte brasileira, segundo Radha Abramo e os rumos da I Bienal de Arte Latino-Americana.

No encerramento das atividades da Jornada, a diretoria da associação firmou mais um compromisso com a divulgação ampliada de realizações de sua agenda anual com a futura publicação de um e-book contendo os textos apresentados na ocasião para continuidade da série, com edição eletrônica, da Coleção Crítica de Arte, que pode ser acessada em http://abca.art.br/ebooks-abca.

 

n° 44 – Ano XV – Dezembro de 2017  →   VOLTAR

Leave a Reply

EDIÇÃO 44

ÚLTIMAS EDIÇÕES

Translate

English EN Português PT Español ES