Palestrantes da Jornada ABCA 2021

Confira os nomes de dois palestrantes que estarão presentes na Jornada ABCA 2021:  “Crítica de Arte diante das crises atuais”.

A Jornada ABCA 2021 ocorrerá em formato on-line, com transmissão via Youtube, em 3 de julho de 2021.

 

 

 

 

 

 

 

 

Bianca Casanova

Graduada em Direito, chegou a advogar por pouco tempo. Apaixonada por história e pelas artes desde a infância, engavetou a OAB, licenciando-se e realizando mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente, leciona na cátedra de História da América Colonial na Faculdade de História da UFG e realiza doutorado em História sob orientação da dra. Maria Elízia Borges, pesquisando a biografia e atuação da marchand Célia Câmara, importante referência no circuito artístico de Goiás. Bianca investiga o mercado de arte goiano através do enfoque da sociologia da arte. Recentemente, contribuiu com a escrita de capítulo sobre G. Fogaça no livro Natureza e Arte – estudos sobre iconografia ambiental: da Idade Média à Contemporaneidade, organizado por Adriana Vidotte e Lorena Vargas pela Editar Gráfica e Editora.

 

 

 

 

 

 

 

 

Divino Sobral

Nasceu em Goiânia/GO, onde vive e trabalha como artista, pesquisador e curador independente. Recebeu as premiações de curadoria do Salão Anapolino de Artes (2017); Prêmio Marcantonio Vilaça CNI SESI SENAI (2015); prêmio de Crítica de Arte do Situações Brasília; Prêmio de Artes Visuais do DF (2014); Prêmio Marcantonio Vilaça MinC-Funarte (2009); Prêmio Festival de Inverno de Bonito, MS (2005). Entre 2010 e 2013, foi Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Goiás. Integrou entre outras as comissões de seleção do Prêmio Marcantonio Vilaça CNI SESI SENAI (2017); Transborda Brasília Prêmio de Artes Visuais do DF (2016); Residência Artística Red Bull Station São Paulo (2016); foi avaliador do Rumos Itaú Cultural 2018; mediador do Projeto Confluências SESC (2018-2019). Como artista, realizou exposições individuais e coletivas no Brasil, Cuba, Peru, Chile, EUA e Itália. Publica regularmente textos sobre arte brasileira em revistas acadêmicas, livros, catálogos e jornais.

 

SOBRE A JORNADA:

Nesta edição, optou-se por um evento enxuto que ocorrerá como extensão da reflexão aberta do Encuentro de las AICAs Latinoamericanas. Com o tema “Crítica de Arte diante das crises atuais” pretende-se indicar um panorama sobre a atuação, perspectivas, oportunidades e desafios da crítica de arte frente aos cenários de crise. Trata-se de um convite para investigarmos como a crítica de arte tem lidado com os cenários de crises e em que medida tem dialogado com produções artísticas que refletem por sua vez crises próximas ou remotas, recentes ou passadas. Nesta perspectiva, buscamos localizar possíveis formas de relação, interação e sobrevida às crises das mais variadas naturezas que nos assolam tanto no campo social como no campo artístico. Do sofrimento e dificuldades de toda ordem causados pela recente pandemia do Covid-19, aos desafios de manutenção da crítica de arte em cenários digitais ou aos desafios da arte e da crítica em circuitos regionais periféricos aos grandes centros, muitos são os cenários e situações de crise com as quais artistas e críticos têm se confrontado. Em que medida tais confrontos determinam facetas particulares da crítica de arte, em que medida delineiam questões particulares às práxis crítica e artística, são as questões centrais que gostaríamos de trazer a debate com o evento.

PARA SABER MAIS, ACESSE: http://abca.art.br/httpdocs/jornada-abca-2021/

Leave a Reply