n° 51 – Ano XVII – Setembro de 2019 ISSN 2525-2992  →   VOLTAR

Nota

Jornada ABCA
Síntese das Artes: Memória e Atualidade
Auditório do Instituto de Ciências Sociais – UnB

O Congresso Internacional Extraordinário de Críticos de Arte de 1959 – fruto de uma comprometida parceria entre a AICA e a ABCA em sua primeira de década de ações  conjuntas – completa 60 anos em meio a preparativos para uma celebração  nacional.

Celebramos a data com a Jornada ABCA Síntese das Artes: Memória e Atualidade realização da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Universidade de Brasília UnB contando com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – para consolidação de um programa de conferências e debates destinados aos desdobramentos vivos do alcance daquele  utópico projeto de Brasília.

Como sabemos, Mário Pedrosa como organizador do congresso de 1959, na sessão de abertura do evento, destacava que todos os convidados haviam sido chamados para “criticar, para colaborar, e não para a apologia”. Entre muitos convidados estavam Giulio Carlo Argan, Eero Saarinen, Meyer Schapiro, Tomás Maldonado, Jorge Romero Brest que foram recepcionados pelos colegas brasileiros Sergio Milliet e Mario Barata.

Retomando esse mesmo espírito de colaboração e análise combativa nos reuniremos no Auditório do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília, entre os dias 12 e 13 de novembro para discutir a memória e a atualidade de um histórico marco crítico!

Contamos com a presença de todos!

n° 51 – Ano XVII – Setembro de 2019 ISSN 2525-2992  →   VOLTAR

Leave a Reply

ÚLTIMAS EDIÇÕES

Translate

English EN Português PT Español ES