A Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (AAMARGS) convida o público para a abertura da 2ª selecionada do 1º Concurso de Fotografias AAMARGS/Café do MARGS. Trata-se da mostra fotográfica “Filhas da Terra”, de Eliana Silva, que tem abertura no dia 6 de de agosto, às 10h, no Café do MARGS. A mostra pode ser visitada até 30 de setembro, de terças a domingos, das 10h às 19h, com entrada gratuita.

Sobre o trabalho que apresenta na exposição, a fotógrafa explica: “Morar em Angola me fez perceber belezas implícitas no cotidiano. Fui trabalhar como enfermeira por 4 anos e viajei muito pelo país. Transformei cada viagem a trabalho em uma oportunidade de captar momentos que, por si, falam muito mais que as próprias palavras poderiam expressar. As melhores fotos não foram planejadas, é por isto que algumas não são perfeitas, mas mostram muito. Passei por milhares de pessoas, tantas… que não pude ouvir suas histórias e nunca saberei. Nesta constante mudança de cenários, vi uma natureza exuberante e um país que estava se reconstruindo de uma longa guerra civil. Em meio a tudo isso, percebi as “Filhas da Terra”, a força dessas mulheres e seus filhos, sua garra e dignidade em realizar suas tarefas diárias, de um dia-a-dia duro, sem esquecer de suas crianças, as quais, sempre juntas. Elas, com muito zelo, aproveitavam a ensiná-las a enfrentar os desafios. O sorriso presente e o olhar digno dessas “Filhas da Terra”, transmitem esperança de um futuro melhor a todos”, comenta.

As fotografias são registros documentais, capturadas com a primeira câmera fotográfica de Eliana, uma Canon EOS 450D e lente EFS 18 – 200mm Is, nos anos de 2008 a 2012. “Nesta época, não tinha nenhuma formação em fotografia, apenas muita curiosidade e vontade de capturar as imagens para poder contar, da melhor forma, toda esta experiência”, comenta.

 

Mais em: http://www.margs.rs.gov.br/events/2a-selecionada-no-1o-concurso-de-fotografias-aamargs-cafe-do-margs-expoe-registro-documental-da-africa/

Leave a Reply