Todo ano, no inicio da primavera, o Instituto Brasileiro de Museus  ̶  IBRAM promove uma ação convidando as instituições museológicas a divulgarem suas atividades e refletirem sobre a relação entre museus e sociedade.

Neste ano, o evento tem como tema Museus por dentro, por dentro dos museus e ocorre de 23 a 29 de setembro.

De forma inédita, os setores educativos do MARGS, do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, do Memorial do Rio Grande do Sul e da Fundação Iberê Camargo pensaram conjuntamente a programação, com a parceria do Artikin – coletivo de curadoria cultural e criação de conteúdos especializados em arte.

A programação envolverá visitações aos bastidores e visitas mediadas de todas as instituições.

No MARGS, as atividades se concentrarão nos dias 26 e 28 de setembro. Para participar da programação, basta fazer sua inscrição gratuitamente em bit.ly/PrimaveraArtikin

 

Sobre o evento

A Primavera dos Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que ocorre sempre início da estação. A cada ano, o Ibram lança um tema diferente para nortear as atividades dos museus. O objetivo é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. O projeto pretender aumentar a participação dos museus a cada edição do evento, e gerar maior envolvimento com a comunidade.

 

PROGRAMAÇÃO MARGS

26.09.2019, às 14h

“Museus por dentro, por dentro dos museus: o MARGS e seus bastidores”

Visita técnica que oferecerá uma compreensão da estrutura funcional e organizacional do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS, apresentando seus Núcleos técnicos e as funções desempenhadas.

Início da visita: auditório do MARGS

Inscrições pelo link:  bit.ly/PrimaveraArtikin

Parceiros: Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Memorial do RS, Fundação Iberê Camargo e Artikin

 

28.09.2019, às 16h

“Comida e arte de cozinhar – frutas da estação”

Oficina sobre o ato de cozinhar a partir de uma reflexão artística sobre práticas colaborativas. Serão realizados preparos coletivos a partir de frutas da estação, especialmente o morango, com confraternização e compartilhamento dos preparos.

Ponto de encontro: foyer do MARGS

Inscrições: presenciais, realizadas exclusivamente durante a visita técnica no MARGS (26.09.2019, às 14h) ou nas visitas técnicas das instituições parceiras: Centro Histórico-Cultural Santa Casa (24.09.2019, às 13h30), Memorial do RS (25.09.2019, às 14h) e Fundação Iberê Camargo (27.09.2019, às 14h), com a equipe do Núcleo Educativo do MARGS. Vagas limitadas.

Informações: 51 3225-7551

Parceiros: Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Memorial do RS, Fundação Iberê Camargo e Artikin

 

 

SERVIÇO

13ª  PRIMAVERA DOS MUSEUS

Atividades: visitas mediadas aos bastidores do museu

Data: de 23 a 29 de setembro

Local: MARGS

Organização dos setores educativos do MARGS, do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, do Memorial do Rio Grande do Sul e da Fundação Iberê Camargo.

Parceria: Artikin

Realização: IBRAM

Inscrições gratuitas:  bit.ly/PrimaveraArtikin

Entrada Franca

 

* Informações: poa@artik.in
Artikin é um coletivo de curadoria cultural e criação de conteúdo especializado em arte – conheça nosso site www.artikin.com

Veja aqui mais detalhes e a programação das demais instituiçõeshttps://medium.com/@artikin/saiba-tudo-sobre-a-primavera-dos-museus-em-porto-alegre-chc-santa-casa-funda%C3%A7%C3%A3o-iber%C3%AA-camargo-7ca8997980af

Leave a Reply