Bate-papo com o professor e autor, Percival Tirapeli, sobre sua extensa pesquisa que resultou neste livro ricamente ilustrado que abrange três séculos de arte e arquitetura colonial, seguido de sessão de autógrafos e visita guiada pelo centro histórico de Paraty.

Sobre o livro: Patrimônio colonial latino-americano situa-se na área de estudos arquitetônicos, nos campos da cultura e sociedade do período colonial e constitui uma importante fonte de informações para as políticas de tombamento. Fruto de pesquisas e viagens do autor pelos antigos territórios das Américas espanhola e portuguesa, abrange três séculos de arte colonial e é dividido em três partes – “Urbanismo colonial”, “Arquitetura eclesiástica” e “Arte sacra – mobiliário e ornamentação” –, se desenvolvendo em torno do espírito de integração das artes visuais.

Sobre o autor: Percival Tirapeli é professor titular de História da Arte Brasileira na Universidade Estadual Paulista. Mestre e doutor em Artes Visuais pela ECA-USP, realizou pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Desde 1980 visita e pesquisa arte e arquitetura em todos os países da América Latina, bem como em Portugal e Espanha. É membro das associações brasileira e internacional de Críticos de Arte (ABCA e AICA), do Conselho do Acervo Artístico do Palácio do Governo de São Paulo e do Conselho Consultivo do Condephaat (patrimônio estadual paulista) – onde atuou como parecerista para tombamento de igrejas no Estado. É autor de Igrejas Paulistas: barroco e rococó, Editora Unesp/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – vencedor, em 2003, do prêmio Sérgio Milliet como melhor pesquisa nacional em artes, outorgado pela ABCA –, bem como de Arquitetura e Urbanismo no Vale do Paraíba (2014), publicado pelas Edições Sesc em parceria com a Editora Unesp.

Dia 26/07
Casa Sesc | R. Marechal Santos Dias, 43 (R. da Matriz) – Paraty/RJ

Leave a Reply