Histórico

Boletim da Crítica; Jornal da Crítica (anos 70 e 90);  Jornal da ABCA / Arte & Crítica ( 2000 a 2021); Revista Arte & Crítica (2022).

Breve histórico

No passado, nos anos 1970 e 1990, existiu um boletim da Crítica e um Jornal da Crítica. O jornal, ainda que intermitente, já existia quando a sede era no Rio de Janeiro. Em São Paulo, José Roberto Teixeira Leite reativou-o, mas continuou ainda intermitente.

De 2000 em diante, na gestão de Lisbeth Rebollo Gonçalves na presidência da ABCA, foi concebido novo projeto visual em cores e foi mantida uma periodicidade semestral, com apoio do IMESP (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo) sem interrupções. Na gestão de Elvira Vernaschi, de 2006 a 2009, sempre com o apoio da IMESP, a periodicidade foi trimestral. O jornal passou a ser online a partir de 2010 e com as mudanças administrativas na IMESP o nome passou a ser da Jornal da ABCA. Assim sendo, o Jornal teve continuidade do ano 2000 até 2022, primeiro com o nome de Jornal da Crítica, depois como Jornal da ABCA Arte & Crítica.

Todavia, no ano de 2016, o Jornal da ABCA Arte & Crítica, com larga tradição já era apresentado online quando assumiu como editora Leila Kyiomura, com a colaboração da presidente da ABCA, Maria Amélia Bulhões e nova diagramação de Fernanda Pujol. Adota com um perfil mais acadêmico e com ISSN, caracterizando-se como um periódico científico. Em 2019, recebeu sua primeira avaliação no Qualis da CAPES. 

No ano de 2022, sob a presidência da ABCA de Sandra Makowiecky e sob a coordenação editorial de Leila Kiyomura, com mudanças de diagramação e constituição de Conselho Editorial, passou a se chamar Revista Arte & Critica, que toma o lugar do Jornal da ABCA Arte & Crítica, na edição de ano XX, número 62, 2022 ( janeiro – março 2022).

REVISTA ARTE & CRÍTICA ( 2022)

A Revista Arte&Crítica é uma publicação da Associação Brasileira de Críticos de Arte, ABCA, com quatro edições ao ano (março, junho, setembro e dezembro). Com seus 74 anos, esta é a mais antiga associação de profissionais das artes visuais do País. Entretanto, é importante destacar o seu empenho em se renovar enfrentando o desafio de divulgar a arte brasileira e internacional, assim como pesquisas e reflexões nesta área.

A Revista Arte&Crítica traz artigos dos críticos seus associados e outros convidados do Brasil e do exterior, ensaios, resenhas de livros e exposições. Ampliou seu perfil mais acadêmico iniciado em 2019, agora com  Conselho Editorial, ISSN, seção Internacional e  atribuição de Qualis C da Capes no ano de 2022. A revista conta em seu conselho, com a participação de pesquisadores e professores de arte de universidades de todo o País e também da Argentina, Chile, Estados Unidos, Espanha, França e Estados Unidos. O grupo de editores também é integrado por críticos e estudiosos de várias universidades que se dedicam a pesquisar a história da arte, os acontecimentos internacionais, e também o movimento da arte neste nosso cotidiano entrevistando artistas, apresentando os novos livros e a arte em sua interação na defesa do meio ambiente e também na intersecção com as ciências em geral. A Revista Arte&Crítica, que já foi um jornal impresso, com os recursos da Internet, ganhou asas e encontrou novos leitores, especialmente jovens, estudantes e artistas. Uma revista pluralista e inclusiva, que vive o sonho e a realidade que a arte propicia para a interação entre os seres humanos. Desejamos afirmar nosso compromisso de fazer a melhor revista de arte que já foi publicada no Brasil e é muito bom ter sonhos no horizonte.