Falecimento do associado Cláudio Valério Teixeira

Lamentamos profundamente a morte de Cláudio Valério Teixeira, membro associado da ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte.

Cláudio Valério Teixeira (Rio de Janeiro RJ, 1949-2021) foi pintor, desenhista, restaurador e crítico. Iniciou sua formação artística no ateliê de seu pai, o pintor Oswaldo Teixeira, no Rio de Janeiro. Em 1969, cursou a Escola de Belas Artes da UFRJ, onde se formou em pintura e, mais tarde, passou a lecionar. Em 1979, viajou para os Estados Unidos para aperfeiçoar o seu trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Anatomia de uma Lição [Calabouço] , 1982, Cláudio Valério Teixeira.

 

O Projeto Portinari também fez uma homenagem a Cláudio Valério Teixeira:

Relembrou sua participação na importante restauração da obra “Guerra e Paz, obra máxima de Candido Portinari, presente do Brasil para a ONU, instalada no grande hall de entrada da Assembléia-Geral das Nações Unidas, em New York, em 1957.

O restauro dos painéis foi uma exigência da ONU para ceder a guarda dos painéis ao Projeto Portinari de 2009 a 2015.

O restauro foi realizado em ateliê aberto ao público, no Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro.

Durante 4 meses, uma equipe de 18 restauradores, todos brasileiros, chefiados pelos professores da UFRJ Edson Motta Jr. e Cláudio Valério Teixeira, procederam à restauração dos painéis, junto a oficinas montadas pelo Projeto Portinari para mostrar ao público, e principalmente às crianças e jovens, que acorriam de todos os cantos do Brasil, para mostrar como é feita a restauração de uma grande obra de arte.”

 

Fontes: Itáu Cultural, Jornal O Dia e Projeto Portinari

Leave a Reply