Exposição do artista plástico Raul Córdula na ARTEPLURAL Galeria

 

 A mostra reunirá 18 obras entre pinturas em telas, desenhos e escultura, algumas inéditas e outras emblemáticas do seu acervo pessoal. A curadoria é da paulista Joana D’Arc Lima.

Nessa exposição, o artista reflete sobre a ligação entre o tempo e o espaço, resgatando momentos e locais representativos para ele. O retorno às raízes paraibanas é notório em várias obras, como as que reproduzem elementos da Pedra do Ingá e da Serra da Borborema. Conhecido pelo uso de cores fortes, a exposição marca, também, um momento mais calmo do artista, sinalizado pelo uso de uma paleta de cor mais neutra.

“O artista tem a ver com a arte e nada mais. Não tenho interesse de ser um artista que comece e termine a carreira da mesma forma”, pontua Raul Córdula, que faz uso de diferentes técnicas nas obras apresentadas na exposição. A pourchoir, executada com uso de estêncil, é uma das mais recorrentes na mostra. Mas, ele também lança mão de Pentimento, pintura realizada por cima de outra já feita, e Drip Painting, pintura por gotejamento.

O uso de figuras geométricas, outra característica marcante nas peças de Córdula, mantêm-se presentes nas obras da nova exposição. Os triângulos, elemento mais comum ao artista, são elementos usados nas telas, desenhos e na escultura.

A relação do artista plástico com a curadora não é recente. Doutora em história da arte, Joana D’Arc Lima foi responsável pelo livro Poéticas, que compila memórias e obras de Córdula, que encara a arte como uma devoção e não como profissão. “O artista faz arte porque ele não pode deixar de se expressar. Isso o deixa infeliz”, conclui o artista plástico, natural de Campina Grande, na Paraíba, mas radicado em Olinda, Pernambuco.

 

SERVIÇO:

Exposição Raul Córdula
Vernissage dia 19 de março de 2019, às 19h
Aberto ao público de 20 de março a 18 de maio | Entrada franca
Local: Arte Plural Galeria – Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife – Recife/ PE
Horário: de terça a sexta-feira, de 13h às 19h; aos sábados, de 14h às 18h.
Informações: (81) 3424.4431

 

SOBRE O ARTISTA:

Raul Córdula se dedica às artes visuais a mais de 50 anos. As suas obras reúnem elementos do abstracionismo geométrico, do grafismo e da nova figuração brasileira, marcadas por usos de técnicas como pentimento e pourchoir. Sempre engajado nos movimentos ativistas culturais, Córdula também atua como artista gráfico, cenógrafo, professor e crítico de arte.

‘série Encéfalos’
Nanquim e guache sobre papel de bambu
31 x 24 cm (cada)

Leave a Reply