O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) inaugura na próxima quarta-feira (7/8) uma ampla e extensa exposição em homenagem ao centenário de nascimento de Francisco Stockinger (1919-2009). Ocupando as três galerias das Pinacotecas, o espaço mais nobre do museu, “Stockinger 100 anos” reúne mais de 100 obras, procedentes do acervo do MARGS e de coleções públicas e privadas.

A exposição percorre as diferentes fases do artista que, com seus “Guerreiros”, “Gabirus”, esculturas em pedra e figuras femininas, é reconhecido como um dos mais importantes representantes da escultura no Brasil, também aclamado ainda em vida como um dos mais consolidados referenciais da arte produzida no Rio Grande do Sul. A abertura da exposição se dá exatamente no dia de nascimento de Stockinger. Além do centenário de nascimento, o ano de 2019 também registra uma década de sua despedida. A curadoria de “Stockinger 100 anos” é de Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS, e Fernanda Medeiros, curadora-assistente.

 

SERVIÇO

“Stockinger 100 anos”

Curador: Francisco Dalcol

Curadora-assistente: Fernanda Medeiros

Abertura: 7 de agosto de 2019, das 18h às 21h

Visitação: 8 de agosto a 24 de novembro de 2019

Local: Pinacotecas do MARGS

Entrada franca

Mais: http://www.margs.rs.gov.br/midia/exposicao-que-celebra-centenario-de-stockinger-reune-mais-de-100-obras-nas-pinacotecas/

Leave a Reply