Evento Mulheres artistas? Mulheres artistas!

Mulheres artistas? Mulheres artistas!
Evento comemorativo ao cinquentenário do texto de Linda Nochlin: Por que não houve grandes mulheres artistas?

 

31/março a 26/maio de 2021, 17h-19h
Projeto de extensão: História(s) da Arte na Cidade

https://www.youtube.com/nihaufg

Em 1971, a historiadora da arte Linda Nochlin publicou na revista ArtNews um artigo intitulado «Por que não houve grandes mulheres artistas?». No marco da segunda onda do feminismo, aquela simples pergunta à qual Nochlin tratava de responder, inaugurou o que hoje conhecemos como historiografia feminista da arte. Traduzido ao português somente em 2016 (Edições Aurora), e cinquenta anos depois, as discussões lançadas pelo texto de Nochlin continuam sendo central, urgentes e necessárias. Neste sentido, o Núcleo de Investigação em Histórias da Arte (NIHA/FAV/UFG/CNPq) organizou este evento que traz algumas vozes que nos mostram a diversidade e amplitude das pesquisas atuais em torno das mulheres artistas.

Programação

31 de março
Abertura do evento
Alecsandra Matias (MAC-USP): Mulheres, negras e perigosas
Com mediação de Patrícia Bueno Godoy e Ana Lúcia Beck

14 de abril
Renata Ribeiro (Universidad de Oviedo, Espanha): “Grandes” artistas mulheres latino-americanas: convidadas de honra nas exposições espanholas
Com mediação de Paulo Henrique Duarte-Feitoza

28 de abril
Lluïsa Faxedas (Universitat de Girona, Espanha): Hacerse preguntas: perspectivas feministas sobre la historia del arte
Com mediação de Paulo Henrique Duarte-Feitoza

19 de maio
Elizabeth de Matos Quaresma Sariedine e Rafaela Dourado Leobas (Graduandas em Artes Visuais Bacharelado FAV/UFG – Iniciação Científica): Trajetórias: Mulheres na arte brasileira
Com mediação de Patrícia Bueno Godoy

26 de maio
Yara Pina e Enauro de Castro (Museu de Arte de Goiânia, MAG): Mulheres artistas no acervo do MAG
Com mediação de Patrícia Bueno Godoy e Ana Lúcia Beck

 

Informações práticas

Todas as palestras serão transmitidas no canal de YouTube do NIHA (https://www.youtube.com/nihaufg) sem necessidade de inscrição, menos a do dia 19 de maio que será via Google Meet e deverão solicitar link através deste formulário: https://forms.gle/ebjHr1f2UALtoNy6A.

Aqueles que desejarem obter o certificado de participação como ouvinte, deverão se inscrever através deste formulário https://forms.gle/ebjHr1f2UALtoNy6A. Durante as transmissões haverá uma lista de frequência a ser assinada pelos participantes. O certificado, para aqueles que tenham presença em pelo menos 4 encontros, será emitido até um mês depois da finalização do evento através do e-mail informado na inscrição.

 

Organização

Ana Lúcia Beck

Patrícia Bueno Godoy

Paulo Henrique Duarte-Feitoza

 

Produção

Emmanuel Felipe de A. Amaral

Thaysa Alarcão Lemos

Leave a Reply