Caros leitores,

Apesar deste triste cenário, marcado pela morte de 448 mil brasileiros (índice registrado no dia 22 de maio)  seguimos em nosso desafio de trilhar o caminho da esperança.  A ABCA dá continuidade aos debates que buscam ampliar participações e pensar novas possibilidades para a área de artes visuais durante e pós-pandemia. De forma engajada, a ABCA se compromete com os pensares críticos de nossa sociedade.

Na seção Internacional, Lisbeth Rebolo Gonçalves, presidente da AICA Internacional, entrevista Fırat Arapoğlu, presidente da AICA Turquia, na qual aborda os impactos do corona vírus, apontando a criatividade e as reflexões da arte como possibilidades neste momento.

Annateresa Fabris e Walter Miranda voltam a divulgar suas pesquisas sobre a presença das mulheres no campo das artes visuais, rompendo com a hegemonia machista da história da arte tradicional. Essas revisões críticas se fazem necessárias para termos uma nova e mais ampla perspectiva destas práticas.

Em um projeto inclusivo, a ABCA criou a Comissão de Pluralidade Crítica, visando ampliar, em termos de participação, a representação das minorias em nosso corpo de associados. Alessandra Simões, coordenadora desta comissão, apresenta reflexões teóricas e pessoais sobre a formatação deste projeto que dá continuidade a uma política de diversidade que nossa Associação vem desenvolvendo, na qual se inseriu a Jornada ABCA 2020, voltada para a arte, a crítica e os direitos humanos.

O embate da crítica de arte com as obras, tarefa sempre presente e importante em nosso campo de trabalho, se apresenta nesta edição com as análises das posições ambientalistas nas obras de Denise Milan, apresentadas por Alecsandra Matias e das fricções entre realidade e ficção, discutidas por Sandra Makowiecky e Luciane Garcez na obra de Will Cotton.

Jacob Klintowitz traz para os leitores o lirismo e a poesia em suas reflexões. Na seção Livros, Leila Kiyomura destaca os Minicontos de César Romero e Carlos Perktold comenta a biografia de Guignard escrita por João Perdigão. Este conjunto de textos mostra o quanto são ricos os diálogos da literatura com as artes visuais.

Na seção Notas, informamos a realização do Festival de Performance em Belo Horizonte, que nossa Associação apoiou e se encontra disponível em nosso site. Divulgamos a próxima realização do seminário web das seções AICA na América Latina, nos dias 1 e 2 de julho, marcando a presença desta região e suas articulações no mundo da pandemia. Destacamos que se encontram abertas as inscrições para a Jornada ABCA 2021, organizada pela equipe da Universidade de Goiás, sob a coordenação de nossa associada Ana Lucia Beck. Convidamos a todos para que enviem suas propostas de comunicações.

Nossa Associação permanece comprometida com a reflexão das condições de atuação nos difíceis tempos que percorremos, contamos com as colaborações de todos nossos associados, que através de suas pesquisas e indagações contribuem para a ampliação destes debates.

 

Maria Amélia Bulhões
Presidente da ABCA

n° 57 – Ano XIX – Março de 2021 ISSN 2525-2992  →   VOLTAR

Leave a Reply

ÚLTIMAS EDIÇÕES

Translate

English EN Português PT Español ES