Caros leitores,

A nossa edição revela a esperança e, especialmente, o trabalho de todos que acreditam nos desafios dos caminhos da arte. Diante dos mais de 2,6 milhões de mortes por Covid no mundo – um número assombroso que não para de crescer – artistas, críticos, pesquisadores de arte de todo o planeta se aliam na batalha contra a pandemia com reflexões que buscam valorizar a essência humana com sua consciência e sensibilidade.

Arte & Crítica traz, na coluna Internacional,  o questionamento de Jean Bundy, da AICA-Alasca, sobre o grafite e o seu significado atual. Lembra que, durante a Covid 19, a arte foi para as ruas ocupando muros e fachadas.

Na busca de caminhos neste confinamento a pesquisadora e historiadora da arte, Sylvia Werneck, reinventa o novo normal. E desenvolve o projeto canal Artemtudo no YouTube onde discute os acontecimentos do cotidiano. Racismo, poder, a trajetória social e política da humanidade estão no roteiro que traz a arte de todos os tempos e países.

O artigo de Elisa de Souza Martinez conduz à reflexão sobre o papel da curadoria que defende estar muito longe de ser uma mera atividade técnica. O crítico, Aguinaldo Farias, tem uma resposta a esse questionamento. Realiza a curadoria da exposição Jeane Terra, a queda das casas de Atafona pontuando a história, o pensamento e os caminhos da artista em cada obra.

Em seu artigo, Laudenir Antonio Gonçalves destaca a exposição de 70 cruzes criadas por 50 artistas do centro-oeste brasileiro. A mostra no Museu de Arte Sacra de São Paulo constrói uma narrativa imagética e  provoca o espectador com o título Qual é a sua cruz?

Zuzana Trepková Paternostro traz a arte e história de Alfons Mucha, um dos expoentes da Art Nouveau. O leitor também vai observar, no artigo de Sandra Daige Antunes Hitner, o trabalho polêmico de Poty.

No artigo de Gil Vieira Costa, o leitor encontra o maranhense Marcone Pereira que, desde o ano 2000, tem participação ativa no circuito nacional de artes. Arte & Crítica destaca o artigo de Sandra Regina Ramalho  e Luciane Garcez sobre a poética da arte do gaúcho Carlos Asp.

Na coluna Entrevista, Néri Pedroso conversa com a curadora Maria José Justino que monta no Museu Oscar Niemeyer uma exposição sobre Luiz Henrique Schwanke. Em Livros, Ana Lucia Beck comenta sobre a edição Lindolf Bell: critica de arte em Santa Catarina organizada por Daiana Schwarts.

Arte & Crítica apresenta e dá as boas vindas aos novos associados: Alexandre Sá, Donny Correia, Felipe Martinez, Fernando Oliva,  Ivair Reinaldim  e  Martinho Alves da Costa Junior. E desde já antecipamos o convite para participarem deste jornal da Associação  Brasileira de Críticos de Arte.

 

Leila Kiyomura

n° 56 – Ano XIX – Março de 2021 ISSN 2525-2992  →   VOLTAR

Leave a Reply

ÚLTIMAS EDIÇÕES

Translate

English EN Português PT Español ES