n° 52 – Ano XVII – Dezembro de 2019 ISSN 2525-2992  →   VOLTAR

Caros leitores,

Encerramos um difícil ano para a cultura em geral e para as artes visuais em particular. Censura, restrições orçamentárias, vários tipos de perseguição e desvalorização cobriram nosso céu de nuvens escuras. Gostaríamos de fazer nesta edição de final de ano uma chamada ao compromisso com o trabalho da crítica de arte como parte importante de um esforço coletivo e contínuo para manter acesa a chama da arte em nosso horizonte. Como afirmou Nietzsche, “A arte existe para que a realidade não nos destrua”. Acreditando nisso, a ABCA se empenha para manter suas inúmeras ações (site, jornal, prêmio e jornada), promovendo, divulgando e apoiando as práticas artísticas no País.

Nesta última edição de 2019, o jornal Arte&Crítica apresenta, na seção Internacional, os relatos de dois importantes eventos ligados por laços estreitos com nossa Associação. O primeiro deles foi o Congresso Internacional da AICA, ocorrido em outubro na Alemanha; o segundo foi a Bienal Internacional de Coimbra, em Portugal. A AICA faz parte de nossa estrutura, pois somos uma seção nacional desta associação internacional, e a Bienal de Coimbra contou com a curadoria de nosso associado e membro da diretoria, Agnaldo Farias.

No corpo da publicação apresentamos um texto de Elisa Martinez, relatando nossa Jornada 2019, realizada em Brasília, que comemorou os 70 anos da ABCA e os 50 anos do Congresso Internacional Extraordinário da AICA. Temos os artigos de Jacob Klintowitz sobre Yutaka Toyota e de Maria Luisa Távora sobre Isa Ardene, e o novo modelo de texto em vídeo, que inauguramos com Leila Kiyomura, sobre o artista e professor Evandro Carlos Jardim. Estas três produções desenvolvem a prática tradicional da crítica de se debruçar sobre a obra de artistas, nos aproximando mais delas. Contamos, ainda, nesta edição com os artigos de Helcio Magalhães, resultado de seu trabalho de pesquisa sobre a representação gráfica da imagem do Sesc através dos tempos, e de Zuzana Paternostro sobre BAUHAUS e Esther Moreira.

Encerramos nosso jornal com duas importantes notas. Uma dando as boas-vindas e informando a todos a entrada de novos membros em nossa Associação. Outra, conclamando nossos associados a participarem ativamente na indicação de nomes e na votação do Prêmio ABCA, destaques de 2019. Esta é uma das nossas mais importantes atividades, e para sua legitimidade e seu reconhecimento necessitamos da participação de todos.

Fechamos este ano de muitas realizações esperando dar continuidade e aprimorar cada vez mais nossa atuação, com a participação de todos vocês.

Maria Amelia Bulhões
Presidente da ABCA

n° 52 – Ano XVII – Dezembro de 2019 ISSN 2525-2992  →   VOLTAR

Leave a Reply

EDIÇÃO 42

ÚLTIMAS EDIÇÕES

Translate:

English EN Português PT Español ES