n° 47 – Ano XVI – Setembro de 2018  →   VOLTAR

Caros leitores,

Abrimos a terceira edição anual de nosso jornal com uma boa notícia. Com satisfação, anunciamos a presença de cinco novos associados em decisão reiterada na assembleia de 26 de setembro. Damos as boas vindas a Augusto Nunes Filho,  Gil Vieira Costa, Maristela Salvatori, Paulo Gomes e Priscilla Arantes. Apresentamos suas fotos com uma breve biografia para que todos os conheçam. Consideramos muito importante divulgar os nomes de nosso quadro de associados, neste sentido, estamos finalizando o preparo de um Catálogo de Sócios que muito em breve será poderá ser acessado em nosso site e distribuído em versão impressa.

Ainda em Notas, informamos sobre a disponibilização, sob forma de e-books, dos anais da Jornada ABCA/Seminário Internacional Arte Concreta e Vertentes Construtivas, realizada em Belo Horizonte em junho. Poderão ser acessados em nosso site no link Publicações/e-books. Informamos, ainda, que estão abertas as inscrições para chapas interessadas em concorrer às eleições para nova diretoria da ABCA, gestão 2019/21.

Na seção Internacional apresentamos um artigo de Tício Escobar que traz uma instigante reflexão sobre a fotografia, questionando o olhar e máquina. No panorama nacional destacamos a importância do Museu Nacional e a tragédia que o assolou. Contamos, também, com uma homenagem a João Otavio Neves Filho, mais conhecido como Janga, crítico de arte e nosso associado de Santa Catarina, recentemente falecido.

Nesta edição, em Artigos, relembramos o caso Volpini que pontua a presença da censura no campo da arte. Há também um interessante texto sobre a paisagem no panorama artístico de Belém. Ambos se propõem a ampliar a compreensão da arte em suas diferentes conexões contextuais. Em Ensaios há dois textos. Um sobre a exposição do Armazém em Florianópolis e outro sobre a questão “tempo e artista” que nos fazem pensar sobre a complexidade e a diversidade do fazer artístico. Por fim, em Exposições, foram comentadas as mostras da artista Estela Sandrini, no Paraná e duas outras que, no Instituto Tomie Ohtake, tomam posição frente aos desafios da realidade complexa e intranquila que vivemos hoje.

Assim, o jornal Arte & Crítica continua apresentado um panorama diversificado da crítica de arte, com a participação de colegas das diferentes regiões e, também da AICA Internacional. Leituras que enriquecem nossa compreensão da arte e nos fazem refletir sobre o papel da crítica em nossos dias.

Maria Amelia Bulhões
Presidente ABCA

n° 47 – Ano XVI – Setembro de 2018  →   VOLTAR

Leave a Reply

EDIÇÃO 47

ÚLTIMAS EDIÇÕES

Translate

English EN Português PT Español ES