A Seção Áurea, uma relação geométrica e pitagórica, apresentada por Euclides em seu livro “Os Elementos” e matematicamente correlacionada com a famosa “Sequência de Fibonacci” será demonstrada cronologicamente de forma matemática e geométrica.

Também serão abordados exemplos de filotaxia em que a “Sequência de Fibonacci” aparece, bem como algumas espirais logarítmicas que ocorrem na natureza, além da espiral logarítmica derivada da Seção Áurea e que tem sido usada, através dos tempos, em obras de arte arquitetônicas e pictóricas.

 

EXPOSIÇÃO

Walter Miranda (Artista plástico)

 

COORDENAÇÃO

Gildo Magalhães dos Santos (FFLCH e IEA/USP)

Neste encontro, o expositor falará sobre a Relação Áurea. Usada desde a Antiguidade e matematicamente demonstrada por Fibonacci em sua famosa Sequência, ela tem sido usada em muitas obras de arte arquitetônicas e pictóricas. Leonardo Da Vinci a utilizou, por exemplo, em Mona Lisa e Homem Vitruviano.

 

ORGANIZAÇÃO

Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina

 

_____________________________________________

 

Palestrante: Walter Miranda (Artista Plástico)

Moderador: Gildo Magalhães dos Santos (FFLCH e IEA/USP)

Quando: 29/05/2019 – 11:00 – 12:30

Local: Sala Alfredo Bosi (IEA) Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

Evento público, gratuito e com inscrição prévia.

Informações: sedini@usp.br – Telefone de contato: 11 3091-1686 Organização: Instituto de Estudos Avançados da USP Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina

Evento transmitido em: http://www.iea.usp.br/aovivo

 

Vídeo da Palestra na íntegra:

Leave a Reply