n° 51 – Ano XVII – Setembro de 2019 ISSN 2525-2992  →   VOLTAR

Evento

Congresso marca as comemorações dos 70 anos da AICA

O tema do Congresso, “Crítica de Arte em tempos de Nacionalismo e Populismo”, reuniu para os debates a reflexão de profissionais especialistas de diferentes campos das Humanidades

Lisbeth Rebollo Gonçalves – Presidente da AICA

Mesa-redonda: Critica de Arte e/como/contra Discriminação. Foto: Divulgação.

O 52ºCongresso da AICA teve lugar na Alemanha, nas cidades de Colônia e Berlim, de 1 a 5 de outubro passado.  Foi um acontecimento que marcou as comemorações do 70 aniversário da criação da AICA, entre 1948 e 1950.

 O tema do Congresso, “Crítica de Arte em tempos de Nacionalismo e Populismo”, reuniu para os debates a reflexão de profissionais especialistas de diferentes campos das Humanidades. Participaram do evento: sociólogos, cientistas políticos, psicólogos, filósofos, historiadores, críticos de arte e artistas visuais.   Aconteceram dez sessões que discutiram: Nuances do Populismo, dimensões políticas e culturais; o Fórum Humboldt e sua Herança Cultural; Crítica de Arte e Sociedade; o Público e o Popular; Crítica de Arte e Gênero; Arte e Política entre a Vanguarda e a Propaganda; Crítica de Arte no Leste Europeu; Instituições de Arte e Crítica; Crítica e Julgamento; Crítica de Arte e Discriminação.  Veio à tona amplo debate sobre o envolvimento social e político da arte, o ativismo artístico dos tempos atuais, as tendências populistas na mídia contemporânea, debates sobre controvérsias em torno de obras de arte, liberdade de expressão, entre outros problemas presentes na cena artística e cultural atual.

Apresentação de Belinda Garfner na sessão “Crítica de Arte e Gênero”. Foto: Divulgação.

Desde o decênio de 1970, a AICA não havia retornado à Alemanha para realizar um congresso internacional. Nos anos 1970, dois eventos ocorreram nesse país: em 1974, em Dresden e Berlim, na Alemanha Oriental e, em 1977, na cidade de Colônia, na Alemanha Ocidental. Era o período da divisão do país, resultante das decisões políticas depois do fim da Segunda Grande Guerra.  A AICA, com sua meta de aproximação a diferentes realidades apoiou ambos congressos, os quais tiveram importante repercussão nacional e internacional.

O Congresso, organizado pela seção alemã da AICA , com o suporte geral da  nossa Associação Internacional , com o apoio financeiro do Conselho Cultural Federal da Alemanha e com o “patronage” da Comissão Alemã da UNESCO, revestiu-se de grande sucesso. Em breve, as conferências poderão ser acessadas no site da AICA Alemanha e da AICA Internacional.

n° 51 – Ano XVII – Setembro de 2019 ISSN 2525-2992  →   VOLTAR

Leave a Reply

ÚLTIMAS EDIÇÕES

Translate

English EN Português PT Español ES