Bate-papo com Raúl Córdula – Farol 2021 2ª edição

Está disponível no youtube uma entrevista com o artista Raul Córdula:

 

 

A entrevista fez parte da programação do Festival de Arte de Rua de Olinda – FAROL, que aconteceu entre os dias 10 a 13 de março de 2021.

“Para a sua segunda edição, o FAROL propõe mais uma vez sediar na cidade um encontro de linguagens artísticas que tomam os espaços públicos. Dentro de todo o universo de expressões que a cultura de rua abarca, dessa vez serão contemplados o Grafite e o Muralismo. O que é hoje o graffiti? O que é hoje a arte pública?

O mestre Raul Córdula responde a essas e outras perguntas num diálogo com a socióloga e pesquisadora de arte Beatriz Arcoverde. Mais do que uma conversa, o vídeo é uma passagem pela história do muralismo e da arte pública, desde a pintura rupestre e nas igrejas até o muralismo moderno, inspirado no México e seu reconhecido movimento a partir da década de 1920.

Em Pernambuco, Raul Córdula foi um dos responsáveis pelo engajamento artístico e político das brigadas, na década de 1980, que levou a defesa da democracia e a crítica ao regime militar aos muros do Recife. Raul Córdula nasceu em Campina Grande em 1943. Morador e defensor de Olinda, é pintor, artista gráfico, cenógrafo, professor e crítico de arte, tendo começado a pintar em 1958. Em respeito e cuidado a Raul Córdula e Amélia Couto, artista plástica, fotógrafa e sua sua companheira, fomos com uma equipe reduzida, todos de máscara e com higienização de mãos e ambiente.” Informações do Festival

Leave a Reply