Caros leitores,

Mais uma edição de nosso jornal vai ao ar, desta vez com  fortes contribuições internacionais, seja nos textos de Carlos Navarrete, do Chile, e Adrià Harillo Pla, de Barcelona, como na contribuição de nossa associada Sheila Leirner, correspondente em Paris, até a dupla presença da Bienal Internacional de Curitiba, nas vozes de Leonor Amarante e do grupo de Florianópolis, Sandra Makowiecky, Juliana Crispe e Francine Goudel. Podemos dizer que é um olhar do nosso jornal, mais além dos limites de nossa geopolítica da arte nacional, em uma perspectiva de integração ao panorama global das práticas artísticas.

Contamos ainda com excelentes textos de reflexão de Annateresa Fabris sobre a fotografia de Jorge de Lima e de Robson Xavier da Costa sobre os públicos de museus. Os livros de artistas no Circuito Polímatas são abordados por Maria do Carmo Veneroso e Marília Andrés Ribeiro, e Maristela Salvatori nos traz a potência do trabalho de Maria Lúcia Cattani.

Um denso e diversificado pool de temas e abordagens críticas da arte se desdobra nesta edição, mostrando que Arte&Crítica se consolida cada vez mais como um espaço para a publicação de nossos associados e também um rico material de leitura para nosso público.

Destacamos nas Notas as informações sobre a Jornada ABCA 2019, que se realiza nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília, como parte das comemorações dos 70 anos da nossa Associação e dos 50 anos do importante Congresso Extraordinário da AICA no Brasil.

Uma história da qual a ABCA muito se orgulha. Comemorem conosco.

Maria Amelia Bulhões
Presidente da ABCA

 

Arte&Crítica, jornal da ABCA n° 51 – Ano XVII – Setembro de 2019

 

ARTIGOS

Leonor Amarante

 

Maria do Carmo de Freitas Veneroso e Marília Andrés Ribeiro

 

Maristela Salvatori

 

NOTAS

Lisbeth Rebollo Gonçalves

 

 

INTERNACIONAL

Um novo e surpreendente Bacon. Agora, com todas as letras

Sheila Leirner

 

DESTAQUE

Quando a arte não tem fronteiras

Sandra Makowiecky, Juliana Crispe e Francine Goudel

 

Leave a Reply