Anais da Jornada ABCA 2020

Está disponível para leitura online ou download os Anais da Jornada ABCA 2020:

Acesse o link: http://abca.art.br/httpdocs/jornada-abca-2020/

 

Sobre a Jornada ABCA 2020:

A  Jornada ABCA 2020 ocorreu em formato online nos dias 25, 26 e 27 de novembro. O evento contou com o apoio financeiro do edital PAEP/CAPES e foi realizado em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB),  a partir da Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proex) e dos cursos de artes da UFSB.

Para a edição de 2020, o tema “Resistências poéticas: arte, crítica e direitos humanos” foi ao encontro da necessidade de se alcançar um olhar transdisciplinar sobre a arte, os artistas, as obras, bem como a relação entre as novas geografias no sistema das artes. Para além da ruptura simplista, de uma troca do colonial pelo decolonial, se propôs sobretudo um movimento contínuo e dinâmico de garantir a multiplicidade e heterogeneidade dos saberes e práticas que povoam a cena contemporânea.

Na Jornada 2020, o intuito foi tratar esta temática a partir de um olhar plural, que promoveu os intercruzamentos entre as expressões estéticas e sociais, e brechas para o entendimento de uma “partilha do comum”. Isto é, assim como a revisão dos direitos humanos passa pela reinvenção de seu caráter universalizante, a construção de um novo paradigma artístico deveria ser estabelecida a partir dos espaços das subjetividades e suas possíveis inserções nas coletividades e no cotidiano.

A partir da compreensão da relação entre direitos humanos e artes definida pelas relações sociais cotidianas, pela cultura e pela sensibilidade local e autônoma, a jornada foi um espaço heterogêneo de escuta e diálogo. Diante do atual quadro da pandemia de coronavírus, a temática abordada nesta jornada se fez ainda mais relevante já que se projetou uma possível reinvenção do fazer artístico para os próximos tempos. Alterações sociais significativas já estão se refletindo no campo das artes.

Esta jornada, a despeito das limitações subjetivas dos encontros virtuais, pretendeu contribuir de forma significativa para as discussões que rondam a arte neste período incerto e complexo. Serviu como espaço para discussões, estímulo à criação e reflexão, e difusão da arte contemporânea, sobretudo a partir da perspectiva de artistas, pesquisadores, docentes e estudantes envolvidos com o pensar de novas epistemologias e centralidades nas artes, revelando outros modos de existir e praticar o saber artístico.

 

 

Leave a Reply