A professora Maria Amélia e o Grupo de Pesquisa Territorialidades na Arte Contemporânea: Experiências Artísticas na internet no Brasil convida todos a visitar os sites:

Arte Reflexões https://www.ufrgs.br/artereflexoes/site

ConectartBR https://www.ufrgs.br/conectartbr

Nesses tempos de distanciamento social, percebemos um crescimento no interesse em projetos ligados a internet, que até então estavam pouco presentes no meio de arte.

Assim, convidamos a todos para que conheçam as nossa pesquisas que vimos desenvolvendo há mais de 15 anos sobre este tema, onde presentamos artistas que lidam com a internet, textos, informações e reflexões.

 

Neste momento, tendo em vista o contexto da pandemia de Coronavírus e o exigido afastamento social, a internet tem se destacado e ganhado cada vez mais espaço nas tarefas do nosso cotidiano. Pensando nisso reunimos a curadoria de Giselle Beiguelman paro o Paço das Artes no Rio de Janeiro e a Bienal Internacional de Curitiba de 2013 afim de discutir a inserção desses trabalhos no sistema da arte brasileiro: Curadoria de web/net art   

Nesta página disponível no Conectart Br  você poderá conhecer as fontes usadas na pesquisa. Aqui estão listadas algumas das páginas de pesquisadores, sites e livros, que são referências para nossas discussões: Fontes de Pesquisa

Reunindo estudos, resultado de uma pesquisa iniciada em 2015, o site Web/Net Art Br apresenta um compilado das produções de artistas de Web/net arte separando os em três períodos para melhor compreensão buscando analisar seu percurso e contexto histórico inserindo essa produção no sistema da Arte Brasileiro.

Em live para o perfil do Instagram da Fundação Iberê Camargo, Denise Mattar e Maria Amélia Bulhões falam sobre a inserção da cerâmica e tapeçaria no sistema da arte: Live da Fundação Iberê Camargo

 

Arte Contemporânea no Brasil – Livro aborda, com linguagem clara e informativa, o fenômeno da arte contemporânea no Brasil, relacionando as diferentes instâncias do sistema da arte: as instituições, o mercado e a crítica, entre outros. Propõe uma compreensão da arte além das obras e dos artistas. Para adquirir clique aqui.  

Leave a Reply