AÇÕES E BENEFÍCIOS DA ABCA

A ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte tem como meta  promover a aproximação e o intercâmbio entre os profissionais que  atuam na área da crítica de arte e incentivar a pesquisa e a reflexão no  domínio das disciplinas significativas para o campo das artes visuais. Nesse sentido, a  ABCA desenvolve diversas ações e projetos, conheça alguns deles e  como você, associado, pode fazer parte: 

1. PRÁTICA CRÍTICA

Nos seus estatutos, a ABCA apresenta-se como “uma sociedade civil,  cultural, autônoma e não lucrativa” e tem como finalidade “reunir os  críticos de artes visuais, aí amplamente incluídos os profissionais da  crítica de arte, pesquisadores, historiadores, teóricos, ensaístas,  jornalistas, jornalistas culturais e professores de história da arte e de  estética, brasileiros ou domiciliados no Brasil”. Seus associados  recebem um reconhecimento profissional, participando como membros  de uma entidade representativa de sua categoria e dispondo de  “carteira de imprensa” que lhes dá acesso gratuito a todos os  museus de arte no território nacional, para melhor desenvolverem  seu trabalho crítico.  

 

2. FILIAÇÃO À AICA

A ABCA tem seu surgimento ligado à Associação Internacional de  Críticos de Arte (AICA), fundada em 1948, em Paris, como uma ONG.  Surgiu no âmbito das primeiras atividades da UNESCO, criada em  1945, sob o impacto do final da segunda guerra mundial. Nela, afirmava- se a cultura como um ideal para a reconstrução de novos tempos, com  atitudes mais compreensivas em relação às diferenças entre os povos  e a procura de uma realidade mais humanitária no mundo. A AICA, como entidade internacional, incentivou a criação de mais de  setenta associações nacionais, ao longo de sua existência,  promovendo a aproximação de diferentes culturas e perspectivas  estéticas. Os associados da ABCA também podem integrar a AICA. Todos os anos, a ABCA lança a chamada para novos candidatos e os  encaminha para a AICA. Ser associado da AICA implica em ter uma  carteira de “press“, que facilita acesso aos museus e instituições culturais no exterior, como benefício adicional.

Conheça mais sobre  a AICA: https://aicainternational.news/ 

 

3. ABCA INFORMA

O ABCInforma é a aba de comunicação no site da ABCA. Ali são  disponibilizadas notícias, notas, divulgação de eventos e ações em  geral, de seus associados. Com isso oferece visibilidade nacional a  essas atividades, fomentando interpelações e conexões  entre eles e com o público em geral. Para ter esta  divulgado, basta, enviar um e-mail com os dados e uma imagem  para: abcainforma@abca.art.br 

Acesse e conheça: http://abca.art.br/httpdocs/abca-informa/

 

4. REDES SOCIAIS

A ABCA também está presente nas redes sociais Instagram e  Facebook. Com um contato direto com o público em geral, divulga as  comunicações do ABCAInforma bem como as diversas atividades da  Associação, como a chamada de novos sócios, a Jornada ABCA, os textos  do Jornal Arte & Crítica, etc.. 

Instagram: https://www.instagram.com/abca.oficial/

Facebook: https://www.facebook.com/abca.arte 

 

5. JORNAL ARTE & CRÍTICA

O jornal da ABCA, com quatro edições ao ano (março, junho, setembro e dezembro) apresenta a produção reflexiva de  seus associados, em artigos e ensaios, contando com uma  seção internacional para a participação de membros da AICA de outros países. Todo  associado pode enviar material para publicação no Jornal, que conta  com ISSN, caracterizando-se como um periódico científico.  

Confira as edições anteriores: http://abca.art.br/httpdocs/todas-as edicoes/

 

6. JORNADA ABCA

Todos os anos, a ABCA lança a sua Jornada, sempre com um tema  específico do momento. O evento conta com palestras, apresentação de  comunicações, apresentações artísticas, entre outras atividades. Os  anais das Jornadas,  publicados sob a forma de e-book, estão disponíveis no site da Associação.

Confira mais  informações: http://abca.art.br/httpdocs/jornada-abca-2021/ 

 

7. SELO EDITORIAL ABCA  

A ABCA tem o seu próprio selo editorial, garantindo respeitabilidade a publicação de  livros, e-books e anais de evento. 

Confira alguns e-books que a ABCA tem disponíveis para  download e leitura online: http://abca.art.br/httpdocs/ebooks-abca/ 

 

8. PRÊMIO ABCA  

Anualmente, a ABCA realiza a premiação de pessoas e instituições de  destaque na cena nacional, todos os associados são chamados a  contribuir com indicações de nomes e votação dos indicados ao prêmio,  que celebra a construção do conhecimento e difusão das artes visuais  no País.  

Desde 1978, a ABCA conta com uma premiação que envolve diversas  categorias. Prêmio Gonzaga Duque – crítico associado, pela sua atuação no ano. Prêmio Mário Pedrosa – artista contemporâneo com destaque no ano. Prêmio Sérgio Milliet – livro individual, resultante de trabalho de  pesquisa publicado de um pesquisador (associado ou não). Prêmio Ciccillo Matarazzo – personalidade atuante no meio artístico. Prêmio Mário de Andrade – crítico de arte, pela trajetória. Prêmio Clarival do Prado Valladares – artista, pela trajetória. Prêmio Maria Eugênia Franco – curadoria de exposição no ano. Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade – instituição por sua  programação no ano. Prêmio Antônio Bento – difusão das artes visuais na mídia Prêmio Paulo Mendes de Almeida – melhor exposição do ano Destaques e Homenagens.

Leave a Reply