n° 52 – Ano XVII – Dezembro de 2019 ISSN 2525-2992  →   VOLTAR

ABCA saúda os novos sócios

Na última assembléia de novembro de 2019, foram aprovados os novos membros de nossa associação. O processo de seleção contou com a avaliação da comissão de credenciais, que analisou os materiais enviados pelos candidatos. Dentre os critérios para aprovação pesaram a afinidade com a prática da crítica de arte das artes plásticas e análise dos textos críticos dos últimos 5 anos.

Com satisfação, saudamos os novos integrantes da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Todos estão convidados a somar esforços para divulgar as ações artísticas, promover debates estéticos nos meios onde circulam. E atuar como agentes críticos aproximando obra e público em uma sinergia de criatividade e reflexão.

Ana Lúcia Beck

Formada em Artes Plásticas (Bacharelado em Desenho) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou na mesma universidade Mestrado em Artes Visuais (História, Teoria e Crítica de Arte) e Doutorado em Estudos Literários (Literatura Comparada), este último com período de pesquisa no King’s College em Londres. Atuou durante 13 anos no Curso de Artes Visuais da ULBRA e, desde 2019, como professora na UDESC e também na USAC. Seus interesses de pesquisa residem principalmente nas relações entre as Artes Visuais e a Literatura, considerando tanto a análise de obras de artes visuais que integram componentes verbais, como o transito entre imagem e palavra na elaboração da crítica de arte e no ensino da arte. Sob esta perspectiva, se situam as pesquisas realizadas sobre as produções de artistas tais como José Leonilson e Louise Bourgeois, assim como, na pesquisa de pós-doutorado (PPGAV/UDESC) sobre a atuação como crítico de arte do poeta catarinense Lindolf Bell.

 

Ana Albani de Carvalho

Doutora em Artes Visuais – História Teoria e Crítica de Arte (Pós-Graduação em Artes Visuais – Instituto de Artes, UFRGS) com estágio junto a EHESS (Paris, França). Vive e trabalha em Porto Alegre, RS. Professora Associada no Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes, UFRGS, docente permanente nos Programas de Pós-graduação em Artes Visuais – o qual coordenou entre 2013 e 2015 – e da Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UFRGS). Em 2019, implantou e coordena a Especialização em Práticas Curatoriais do IA-UFRGS. Exerceu a Vice-presidente da ANPAP – Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas no período 2015 e 2016. Dirigiu a Galeria da PINACOTECA do IA UFRGS, entre 2007 e 2010. Integrou a Direção Cultural da Fundação Vera Chaves Barcellos entre 2005 e 2011. Desde 1994 realiza projetos curatoriais, entre os quais destacam-se mostras sobre o grupo Nervo Óptico (1994, 2017) e artistas como Pedro Escosteguy, Vera Chaves Barcellos, Iberê Camargo, Carlos Asp, Dione Veiga Vieira, Sandro Ka e diversas mostras coletivas.

 

Francine Goudel

Natural de Florianópolis, SC, é doutoranda em Teoria e História das Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina, mestre em Estudos Avançados em História da Arte pela Universidade de Barcelona, Espanha, pós-graduada em Gestão Cultural pela Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, e graduada em Artes Plásticas – UDESC. Participa desde 2016 dos grupos de pesquisa e atuação: História da Arte: Imagem-Acontecimento (PPGAV-UDESC), Coletivo Elza e Projeto Armazém (Fpolis, SC). Coordena os Programas de Residência Artística do Espaço Cultural Armazém(Fpolis, SC) e Casinha#3 (São Paulo, SP). É fundadora da Lugar Específico (2014-2018), plataforma de serviços para Artistas Visuais. Em 2017 recebe o 1º lugar do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura – Artes Visuais, com a Produção Executiva do Projeto Armazém e em 2019 recebe o Prêmio Victor Meirelles – Personalidade do ano (ACLA), pela organização e curadoria da 14ª Bienal Internacional de Curitiba – Polo SC.

 

Walter Miranda

Professor de história da arte e técnicas artísticas desde 1986 em seu ateliê e  no Liceu de Artes e Ofícios por 10 anos. É artista plástico desde 1976 com participação em mais de cem exposições no Brasil e no exterior, tendo recebido 21 prêmios por sua participação em salões de arte. Atua como curador de exposições de arte; como membro de júri de salões de arte e ministra palestras e workshops em universidades, museus e instituições culturais. Atuou como coordenador da área de artes visuais do “Mapa Cultural Paulista” (2015/16) da Secretaria de Estado da Cultura e coordenador técnico do projeto “Oficina de Esculturas” na cidade de Rio Grande/RS (2013). Foi presidente da APAP Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo (2013 a2018).

 

 

n° 52 – Ano XVII – Dezembro de 2019 ISSN 2525-2992  →   VOLTAR

Leave a Reply

ÚLTIMAS EDIÇÕES

Translate

English EN Português PT Español ES