Jacob Klintowitz lança livro sobre Vicente do Rego Monteiro e faz palestra no próximo dia 19

convitevrm

 

Livro resgata a produção de Vicente do Rego Monteiro dos anos 60

Jo Slaviero & Guedes Galeria de Arte lança o livro “Vicente do Rego Monteiro – um olhar sobre a década de 60”, de autoria de Jacob Klintowitz, focado no período de produção do artista plástico recifense em seu retorno definitivo ao Brasil, após longo período entre sua terra-natal e a Europa.

O livro, idealizado por Carlos Ranulpho, marchand e amigo do artista, abrange os temas recorrentes nas obras deMonteiro, tais como mitologia, civilizações do passado, mitos básicos da criação do mundo e do homem e ritos de iniciação, imagens oriundas de sua imaginação, psiquismo e bagagem cultural, num relato que mostra suas motivações, método de trabalho, processo criativo, aspirações, andanças e diálogo visual com artistas importantes da nossa época.

“Vicente do Rego Monteiro – um olhar sobre a década de 60” tem uma cronologia rigorosa da vida pessoal e artística de Monteiro feita pelo historiador e jornalista pernambucano Leonardo Dantas, além de entrevistas com Carlos Ranulpho, Crisólita Pontual, esposa brasileira de Vicente do Rego Monteiro, e Fernando Barreto, amigo e colega de magistério, editadas por Jacob Klintowitz. O livro faz ainda análise individual de diversas obras do artista, com enfoque na origem conceitual e psíquica de cada uma delas e suas relações com a arte contemporânea, com a ciência atual, com a mitologia e a antropologia.

“Este livro fica marcado pelo rigor histórico e estético e por uma atmosfera poética e afetiva, exatamente como era o nossoVicente do Rego Monteiro e a sua arte”, afirma Carlos Ranulpho. Aproveitando o lançamento do livro, a Jo Slaviero & Guedes Galaria de Arte realiza uma exposição de obras de Vicente do Rego Monteiro.

Evento: “Vicente do Rego Monteiro – um olhar sobre a década de 60” por Jacob Klintowitz

Palestra de J. Klintowitz : “Vicente do Rego Monteiro e a pioneira cultural do século XX”


Lançamento: 19 de março de 2013 – terça-feira – das 19h às 22h
Local: Slaviero & Guedes Galeria de Arte 
 www.joslavieroeguedes.com.br
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2074, Jardim Paulistano – São Paulo
Tel. (11) 3069-9856
Horário: segunda a sexta das 10h às 19h, sábado das 10h às 16h

Sobre o livro “Vicente do Rego Monteiro – um olhar sobre a década de 60”

  • Autor – Jacob Klintowitz
  • Editora – Ranulpho Galeria de Arte
  • Páginas – 232
  • Dimensão – 30 x 26 cm (fechado); 30 x 52 cm (aberto)
  • Preço – R$ 100,00 (no lançamento); R$ 150,00 (após)
Categoria: Lançamentos de Livro / permalink.