EDIÇÃO ATUAL
EDIÇÕES ANTERIORES

n° 41 – Ano XV – Março de 2017  →   VOLTAR

Caros leitores

Com esta edição do jornal Arte & Crítica abrimos nossa programação de 2017, dentro de um quadro difícil para a cultura e as artes no País, a ABCA quer reforçar seu compromisso com uma atuação que estimula e divulga o que de bom e qualificado vem sendo feito no âmbito da arte e da crítica de arte. Temos o prazer de contar um bom número de excelentes textos de nossos sócios, vindos de diversas regiões, que relatam o que vem acontecendo no campo artístico, aprofundando reflexões e nos fazendo pensar sobre nossas práticas profissionais. Com certeza são ótimas leituras para nosso público.  

Aproveitamos para informar que já iniciamos o processo do prêmio Destaques ABCA 2016, com a indicação das listas tríplices com os nomes dos candidatos a serem votados por todos nossos sócios. Observamos que a indicação para o prêmio é um grande mérito, uma vez que ela é feita por sugestões encaminhadas por críticos de diferentes regiões do Brasil e homologada em assembleia geral. A entrega dos prêmios será 23 de maio, no auditório do SESC Vila Mariana, esperamos contar com a presença dos sócios e amigos para compartilhar conosco este belo momento. Nesta edição apresentamos resenhas dos três livros que concorrem ao prêmio Sergio Milliet de melhor publicação resultante de pesquisa, para que as conheçam melhor.

Em março estivemos em Paris, na assembleia geral regular da Associação Internacional de Críticos de arte https://aicainternational.org/en/ da qual participamos ativamente, com dois membros: a presidente atual da ABCA e um outro eleito pelos sócios da AICA mediante candidatura. Participamos como presidente das Comissão de Finanças, e membros das comissões de eleição e seleção de candidatos (EMC) e de publicações. O Brasil tem mantido uma importante participação na associação que nos representa internacionalmente, ativando diálogos e trocas.     

Dentro deste espírito, damos continuidade a proposta de estimular as conexões internacionais, apresentando dois artigos de membros da AICA. Eles nos trazem um pouco da produção artística na América Latina e também uma discussão sobre as práticas da crítica de arte online.

A ABCA é uma associação que congrega críticos de ate de todo o País na união de esforços em prol da cultura e da arte, todos os nossos sócios são convidados para participar desta publicação, enviando seus textos. Nosso jornal também abriu uma seção para opinião e sugestões dos leitores. Participe!

Maria Amelia Bulhões
Presidente da ABCA

n° 41 – Ano XV – Março de 2017  →   VOLTAR

Deixe uma resposta