Prêmio Jabuti de Artes Não Ficção vai para o livro “Apontamentos da Arte Africana e Afro-Brasileira Contemporânea: Políticas e Poéticas”, de autoria de Célia Maria Antonacci

O livro “Apontamentos da Arte Africana e Afro-Brasileira Contemporânea: Políticas e Poéticas”, de autoria da professora da Udesc (Universidade Estadual de Santa Catarina) Célia Maria Antonacci, foi o vencedor na categoria Não Ficção – Artes, do 64º Prêmio Jabuti.

O livro aborda obras de 30 artistas visuais africanos e afro-brasileiros e, segundo a autora, traz “alguns apontamentos poético-políticos de artistas africanos e afro-brasileiros que nos indagam sobre o racismo político-estruturante que só produziu e produz sociedades de apartheid, de intolerância”.

A premiação, que ocorreu nesta quinta-feira (24), no Theatro Municipal de São Paulo, foi dominado pelas mulheres, que venceram 13 das 20 categorias.

A conquista da autora foi comemorada pelos amigos, alunos, ex-alunos e orientandos da Udesc. Em rede social, Célia agradeceu aos artistas parceiros da produção por seus trabalhos maravilhosos, destacando Renato Araújo, o Renatinho, pelo prefácio, e Daniel Lima pela edição primorosa.

A 64ª edição do prêmio ocorreu no local que se tornou símbolo da Semana de 22, que completou seu centenário este ano. Ao todo são quatro eixos destacados – Literatura, Produção Editorial, Produção Editorial e Inovação.

Fonte: https://ndmais.com.br/literatura/livro-de-professora-de-universidade-de-sc-ganha-premio-jabuti-de-artes-nao-ficcao/

 

Pular para o conteúdo