EDIÇÃO ATUAL
EDIÇÕES ANTERIORES

n° 40 – Ano XIV – Dezembro de 2016  →   VOLTAR

Caro Leitor

Estamos finalizando o primeiro ano de nossa gestão e nesta edição do jornal Arte&Crítica, compartilhamos um breve balanço das realizações da nossa Associação Brasileira de Críticos de Arte.

O prêmio Destaques ABCA 2015 teve uma repercussão positiva, cumprindo a meta de incentivar os artistas, críticos e divulgar o empenho de todos que atuam em prol do reconhecimento da arte brasileira. Esperamos, no próximo ano, continuar contando com a participação efetiva dos sócios, para que esse evento tradicional possa ser, cada vez mais, uma legítima referência nacional na área. Tivemos o ingresso de novos sócios, todos de grande competência e reconhecida atuação, qualificando o nosso quadro de colaboradores.

Outra boa nova é a continuidade da coleção Crítica de Arte, com o lançamento do livro Crítica de Arte e História da Arte, organizado por Neide Marcondes e Claudia Fazzolari. Importante destacar também a Jornada ABCA 2016 realizada no Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis. Contamos com a presença de representantes de instituições da regional sul e críticos, curadores e pesquisadores atuantes no cenário nacional. A organização das jornadas em diferentes regiões do País é importante para ativar o perfil nacional de nossa associação. Nesta edição, apresentamos um breve relato do evento.

Em termos específicos de nosso jornal, obtivemos o ISSN, que o qualifica na produção científica, valorizando o trabalho dos colaboradores e credenciando os que atuam na área acadêmica. Estamos recebendo textos qualificados e diversificados de nossos sócios, espelhando a produção intelectual de nossa comunidade e atuando como espaço para sua divulgação. Abrimos uma seção Internacional, um espaço para a colaboração de nossos colegas da AICA, de diferentes países, promovendo interlocuções. A primeira delas foi, em setembro, com Niilofur Faruk, do Paquistão, apresentando a Bienal de Karachi. Nesta edição, temos a participação de Adriana Almada, do Paraguai, em uma análise do trabalho do argentino Hugo Aveta, que integra acervos da Europa e da América Latina.

Nesta edição, já estamos com uma versão do jornal em WordPress, o que nos possibiita a inclusão de um tradutor para os textos, o controle de acessos para termos uma visão do alcance do jornal e de seus diferentes públicos, bem como ferramenta de pesquisa e um espaço de contato para os leitores expressarem suas opiniões e sugestões.

Já estamos preparado as atividades do próximo ano. E todos estão convidados a participar.

Um feliz 2017!

Maria Amelia Bulhões

n° 40 – Ano XIV – Dezembro de 2016  →   VOLTAR

Deixe uma resposta