Octávio Hurtado se despede do Brasil

    Soube através de Ydê Afonso, pintora e escritora, que Octávio Hurtado, eminente artista peruano deixa o Brasil, retornando a  Lima, sua cidade natal. Brasília sentirá a falta do excelente pintor, que domina admiravelmente as tintas, o desenho e os pincéis.

    A pintura realizada por Octávio Hurtado tem uma característica particular assimilada da rica tradição hispano – americana, na qual a tinta é cozida, ou seja, recebe um tratamento particular de mistura substrativa, resultando num impacto visual muito forte. Sombras e luzes bem delimitadas, um desenho  rigoroso e que, por efeito da técnica apurada é simbólico, subjetivo, dentro dos temas elaborados no espaço da tela.

    Na reclusão de seu atelier ou nas salas de aulas, onde orientou seus alunos, Hurtado captou a luminosidade de Brasília, a qual repassou às suas numerosas composições. Ele levará essa luz até a sua cidade incaica e senhorial. Saberá reconduzi-la em suas cores prismáticas, no diálogo permanente do claro-escuro, unindo o Planalto Central à Cordilheira dos Andes.

 

 

  Josélia Costandrade

Categoria: Notícias / permalink.