44.º Congresso internacional da AICA

O 44.º Congresso internacional da AICA  teve lugar em Assunção do Paraguai nos dias 17 e 19 de outubro passado, versando sobre o tema Arte e Crítica em Tempos de Crise. Participaram colegas de diferentes partes do mundo: da Europa, da Ásia e das Américas. Foram dois dias de intenso contato com a realidade da arte e da crítica em diferentes conjunturas culturais.

Somaram-se aos debates do Congresso duas reuniões administrativas da AICA: a do Conselho (Administrative Board) e da Assembléia Geral anual, onde se definiram prováveis locais do congresso de 2012 – Berlim ou Zurique e novos ajustes administrativos entre a AICA Internacional e as Associações Nacionais.

Após o Congresso de Assunção, houve uma extensão de atividades no Brasil, em Curitiba e Porto Alegre para visitar as bienais dessas cidades (Vento Sul e Mercosul, respectivamente).  A AICA foi convidada a participar de Seminário na Bienal de Curitiba e a organizar um Workshop para jornalistas culturais, na Bienal do Mercosul. A crítica, as tradições culturais nas diversas regiões do mundo e a globalização da cultura  foram os eixos que nortearam estas atividades.

Categoria: Seminários/ Congressos / permalink.